segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ORDENAÇÃO DE MULHERES PELA IGREJA CATÓLICA










Padre Anselmo Borges refere que a Igreja católica no ocidente é a última grande instituição que continua machista e a discriminar mulheres. Primeira bispa da igreja anglicana inglesa é ordenada segunda-feira.


O teólogo católico português padre Anselmo Borges, defende que a ordenação de mulheres na Igreja católica será inevitável, num comentário sobre a sagração da primeira bispa da igreja anglicana inglesa, Libby Lane, na segunda-feira na catedral de York.

"Não sei quando, mas que vamos ver, vamos" a ordenação de mulheres na Igreja católica, disse à Agência Lusa Anselmo Borges, também professor na universidade de Coimbra e ensaísta.


"Tem de ser, porque a Igreja católica, aqui no ocidente, é a última grande instituição que continua machista e que discrimina as mulheres. Ora, Jesus não discriminou as mulheres (...) mais tarde ou mais cedo, esta discriminação na Igreja terá de acabar. Acho necessário para não haver discriminação, para seguirmos a vontade de Jesus, que não discriminou", afirmou.

Anselmo Borges lembrou as declarações polémicas do cardeal português José Policarpo, que numa entrevista afirmou não ver razões teológicas para a não-ordenação das mulheres, e do cardeal italiano Carlo Maria Martini, morto em agosto de 2012, em defesa da ordenação das mulheres.


A primeira bispa da Igreja de Inglaterra vai exercer o seu ministério em Stockport, uma cidade desindustrializada, na zona de Manchester (noroeste de Inglaterra).

Esta designação, anunciada em dezembro de 2014, põe fim a séculos de domínio masculino na hierarquia clerical e acontece 20 anos depois das primeiras ordenações de mulheres padres, que representam atualmente, em Inglaterra, perto de um terço do clero.

Libby Lane tem 48 anos, dois filhos e é casada com um padre.


O anglicanismo, a terceira maior comunhão a nível mundial, com 13,4 milhões de membros, nasceu de uma ruptura com a Igreja católica no século XVI, depois da recusa do papa Clemente VII de conceder ao rei Henrique VIII a anulação do casamento com Catarina de Aragão.





Publicado no DN

Fonte: http://www.noticiascristas.com/2015/01/ordenacao-de-muleres-pela-igreja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário