sábado, 7 de fevereiro de 2015

MUITO MAIS QUE PALAVRAS



ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A
PALAVRA
EBD - Escola Bíblica Dominical
DEC -  Departamento de Educação Cristã

Tema:
MUITO MAIS QUE PALAVRAS

Texto Áureo
“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele” (Pv 29.20). 

Instrução ao Equilíbrio - Salomão
Leitura Bíblica: Tg 1:19-26


Objetivos:
Entender - que o processo comunicativo implica a emissão de sinais (verbais e não verbais) com vistas a fazer conhecida a mensagem.
Saber - que, dentre as maiores dificuldades apontadas pelos casais na estruturação de um núcleo familiar saudável, destaca-se a comunicação inadequada.
Compreender - que homens e mulheres apresentam distinções biológicas óbvias; todavia, pesquisas recentes comprovam que, psicologicamente, ambos os gêneros não são dessemelhantes quanto se acreditava.

Como estabelecer uma conexão capaz de atender às demandas da instituição denominada casamento?
1 - Elimine todas as distrações
2 - Considere os sentimentos do outro
3 - Crie um plano para assuntos difíceis
4 - Encontrem juntos uma solução
5 - Encontre tempo para se comunicarem
6 -  Aproveite a companhia um do outro

A Comunicação eficaz no casamento é de suma importância para que ambos conhecem melhor seus cônjuges, não somente pelas palavras e sim pelos gestos também.

A falha na comunicação trará graves problemas no relacionamento dos cônjuges e também dos filhos, e pode prejudicar até os meios sociais e espirituais (Igreja).

Comunicação não somente o que estamos falando, porém é também o que o outro está ouvindo e como está ouvindo ou entendendo. Pensemos nisso.

    I.          AFINAL, O QUE SIGNIFICA COMUNICAR-SE?
1.1.            Tipos de Linguagem

Verbal e o não Verbal

Verbal: Palavras faladas ou escritas. (Ex mensagens via tecnologia ou ministrações do tipo oratória).

Não Verbal: - Símbolos, (Ex Imagens, figuras, desenhos e gestos), é muito utilizado para ensinar as crianças. Essa comunicação também é feita para pessoas com deficiência, auditiva e visual.

É fato: o corpo fala, através disso vemos expressões de mentiras, verdades, indecisões e etc. Por sua maior ocorrência e especificidade destacaremos a seguir alguns sinais não verbais comumente encontrados no processo comunicativo: Expressões faciais, movimentos dos olhos, movimentos da cabeça, movimentos do corpo, entoação da voz (velocidade, ritmo e qualidade); aparência (vestuário, acessórios, higiene e ornamentos).

II.         COMUNICAÇÃO: UM MARCADOR DA QUALIDADE

2.1.  A Construção de um ambiente favorável.
       Veremos três alicerces para uma boa comunicação.

 2.1.1.  Gentileza - Ser gentil ou amável.

De modo geral, homens e mulheres esperam que seus cônjuges sejam gentis e amáveis, porém é preciso entender que tais comportamentos precisam ser exercitados diariamente.
Jesus disse em Lc 6:31 "Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma forma fazei-lhes vós também". Lei da humildade.
Jesus foi o maior exemple de gentileza, pois não esperava que ninguém fizesse nada por ele, mas sempre fazia em prol das pessoas o que elas precisavam. MT 20:28.

2.1.2.   Prestabilidade - Servir com Qualidade

Precisamos portanto nos espelhar no exemplo do filho de Deus: "Ele não veio para ser servido, mas para servir e para dar sua vida por resgate de muitos" Mt 20:28.

Proatividade - Pessoas equilibradas na fala e no comportamento.
2.2. A Delação da Ira.

A pessoa irada e descontrolada pode transformada uma conversa numa briga ou um equívoco num tempestade sem necessidade.
O Apóstolo Paulo nos diz o seguinte "Irai-vos, mas não pequeis" Ef: 4:26a.

No mesmo capitulo o Aposto diz a Igreja de Éfeso para fugir da ira, cólera, gritaria e blasfêmia, pois quem com isso se mete, trará graves problemas, não somente para a pessoas, porém para a família e também para o seio da Igreja.
Fujamos da aparência do mal a todo instante.

2.2.  Mentira versus Verdade
Jesus é a própria verdade como diz Jo 14:6, quem vive com ele é luz e com Jesus mora a verdade e jamais existirá mentira.

III.         OS HOMENS, AS MULHERES E A COMUNICAÇÃO

3.1.  Ação e Reação
Costumamos tratar as pessoas da mesma forma que somos tratados, isso significa que somos iguais a elas, porém não deveria ser assim, visto que todo ser humano é diferente entre si.

Jesus nos ensina em Mt 5: 39-41 que apanharmos numa face oferecemos a outra, será?
Outra, se lhe chamar para um quilômetro ande dois.
Parece fácil, mas não é, a não ser que sejamos iguais ao nosso Senhor Jesus.
Somos capazes de vencer o mal com o bem? (Rm 12:21).

3.2.  Intimidade versus Familiaridade: um ajuste no foco.

Precisamos respeitar as intimidades do outro, mesmo que não gostemos.
Na boa Comunicação no Amor e no Respeito conseguiremos chamar a atenção do outro para algo que ele não esteja percebendo.

As vezes ambos estão vendo coisas diferentes na mesma situação ou problema, porém não podem interferir de forma brusca, pois isso trará alguns problemas de particularidade.

Gestos feitos pelo corpo, no qual possamos identificar a real situação.

Quando você fala a uma pessoa que mantém o queixo abaixado e braços cruzados, saiba que é possível você não esteja sendo bem recebido.     
    
Esconder as palmas das mãos significa que a pessoa não está sendo franca.          

Receber um aperto de mão mole ou vacilante significa que você está diante uma pessoa de caráter fraco.  
      
Pupilas contraídas, sobrancelha erguida e tremor no canto da boca significa falta de sinceridade.     

Se você for recebido com as mãos abertas e palmas voltadas para cima, esta pessoa está pronta para se entregar a você.    
    
Se alguém, ao lhe cumprimentar, virar a sua mão para baixo, significa que está tentando lhe dominar.   
      
A mulher que lhe sorri sem mostrar os dentes, sinto muito, mas não está sendo sincera contigo.  
       
Homens segurando as mãos com os braços abaixados estão vulneráveis.   
    
Alisar a roupa, significa que está preocupado com seu corpo, talvez pense estar acima do peso.    
   
Abrir as mãos ao mencionar seu salário – Pensa que ganha muito bem.     
   
Alisar ou enrolar o cabelo – Sente-se pressionado (ou com tédio).      

A mão no rosto com o indicador apontado para cima – Pensamentos críticos.      
 
Tirar e colocar a aliança no dedo enquanto se diz feliz no casamento – Não é feliz no casamento.   
     
Tapar a boca com a mão, ou tocar o nariz – Está te contanto uma mentira.        

Ao te cumprimentar vira sua mão para baixo – Quer te dominar.   
       
Ao dar a mão a deixa frouxa – Está submisso a você.      
 
Aperta a mão com muita força – Pessoa agressiva, quer ter vantagens e te desmoralizar.    
     
Sorriso com ruguinhas no canto dos olhos – Pode confiar, esta pessoa gosta de você.    
     
Sorriso comprimido, sem mostrar os dentes – Tem uma opinião a qual não quer compartilhar.



                                                      Lição preparada pelo Professor,
                                                               Luiz Afonso Júnior
                                                                 Superintendente da ADMEP


O DEVER DE EXAMINAR AS ESCRITURAS



O DEVER DE EXAMINAR AS ESCRITURAS




A palavra grega traduzida por examinar significa urna investigação minuciosa, diligente e curiosa. Não podemos nos contentar com a leitura superficial de um ou dois capítulos da Bíblia. Com a iluminação do Espírito, temos de descobrir deliberadamente os significados profundos da Palavra de Deus.




As Escrituras Sagradas exigem esse tipo de investigação, pois, em sua maior parte, as Escrituras podem ser aprendidas somente mediante estudo cuidadoso.

Na Bíblia, existe leite para os bebês e carne para os adultos. O grande teólogo Tertuliano exclamou: "Eu adoro a plenitude das Escrituras". Nenhuma pessoa que apenas lê superficialmente o Livro de Deus pode se beneficiar dele. Temos de cavar, até que encontremos os tesouros escondidos. A porta da Palavra se abre tão-somente por meio da chave da diligência.




As Escrituras são dignas de ser examinadas. Elas são os escritos de Deus, os quais trazem sobre si o selo de aprovação divina. Quem ousa tratar as Escrituras com leviandade? Aquele que as despreza rejeita o próprio Deus que as escreveu.

A Palavra de Deus compensará nossa investigação. Deus não nos manda peneirar um monte de cascas que em seu meio têm alguns poucos grãos de trigo, achados com raridade.

A Bíblia é trigo selecionado; temos apenas de abrir o celeiro e encontrá-lo. Sob o ensino do Espírito Santo, as Escrituras brilham com o resplendor da revelação. Ela é como um templo imenso pavimentado com ouro, em cujo teto há rubis e esmeraldas.




As Escrituras revelam Jesus. "São elas mesmas que testificam de mim" (João 5.39). Nenhum motivo mais poderoso pode ser apresentado aos leitores da Bíblia, além deste: aquele que encontra a Jesus encontra a vida eterna, o céu e todas as demais coisas. Existe grande alegria estocada para aquele que examina a Bíblia e encontra nela o seu Salvador. 

C. H. Spurgeon.





 Fonte: http://mariavaldapnascimento.blogspot.com.br/

PAPA QUER MULHERES NA ESFERA PÚBLICA E EM LOCAIS DE «IMPORTANTE DECISÃO»

CULTURA: PAPA QUER MULHERES NA ESFERA PÚBLICA E EM LOCAIS DE «IMPORTANTE DECISÃO»

 07 de Fevereiro de 2015, às 12:58





«Este é um desafio que não pode ser adiado», pediu Francisco no final da Assembleia plenário do Conselho Pontifício da Cultura

Cidade do Vaticano, 07 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu esta manhã aos participantes na Assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura uma presença “efetiva das mulheres em todos os âmbitos da esfera pública” e em locais de “importantes decisões”.
"Encorajar e promover a presença efetiva das mulheres em todos os âmbitos da esfera pública, no mundo do trabalho e nos lugares onde se devem adotar importantes decisões, mantendo ao mesmo tempo a sua presença e atenção preferencial na família”, afirmou o Papa na audiência aos participantes da Assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura, que hoje se conclui no Vaticano, sob o tema «A Cultura feminina: igualdade e diferença».
Francisco afirmou-se “convicto” da urgência de criar espaços às mulheres na vida da Igreja, “de as acolher, tendo em conta a mudança específica e sensibilidade cultural e social”.
“Todas as instituições, incluindo a comunidade eclesial, são chamados a garantir a liberdade de escolha para as mulheres, para que eles tenham a capacidade de assumir a responsabilidade de uma vida familiar harmoniosa, nas esferas social e na eclesial”.
O Papa pediu “critérios e novas modalidades” para que as mulheres não se sintam hóspedes mas “plenas participantes dos vários âmbitos da vida social e eclesial”.
“É desejável a presença feminina de mais extensa e incisiva na comunidade, para que possamos ver muitas mulheres envolvidas nestas responsabilidades pastorais, no acompanhamento das pessoas, famílias e grupos, bem como na reflexão teológica”.
“Este é um desafio que não pode ser adiado”, destacou, sublinhando que “a Igreja é mulher”.
A subordinação social aos homens, a “paridade simples aplicada mecanicamente, de uma igualdade absoluta” são, segundo Francisco, métodos do passado.
Assiste-se hoje a “um novo paradigma da reciprocidade e equivalência na diferença”.
“A relação homem e mulher deve reconhecer que ambos são necessários porque possuem uma natureza idêntica, explicitada de uma maneira própria. A um, é necessário o outro, e vice-versa, de modo a cumprir realmente a plenitude da pessoa”.
Foi enaltecido o papel “insubstituível” das mulheres na família, pelas qualidade de “delicadeza, sensibilidade peculiar e ternura, que é abundante na alma feminina” e que “representam não só uma verdadeira força para a vida das famílias, para a irradiação de um clima de paz e harmonia, mas também uma realidade sem a que a vocação humana seria inviável” ao mesmo tempo que realizam um trabalho de educação da fé, em atividades pastorais, na formação escolar, mas também nas estruturas sociais, culturais e económicas.
“Vós mulheres sabeis incarnar a misericórdia de Deus, o rosto terno, a sua misericórdia que se traduz mais em dar tempo do que ocupar espaços, em acolher ao contrário de excluir”.
Francisco lamentou ainda a existência de formas de escravidão, de mercantilização, de mutilação reduzindo-as a “um puro objeto de venda nos vários mercados”, lembrando a “situação dolorosa” que as mulheres vivem ao ser “obrigadas a viver à margem da sociedade e vítimas de uma cultura de desperdício”.
LS

Fonte: - http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/cultura-papa-quer-mulheres-na-esfera-publica-e-em-locais-de-importante-decisao/

Talvez assim as igrejas Evangélicas aceitem mulheres pastoras...

ALEMANHA ENTRA EM CHOQUE COM O PAPA


ALEMANHA ENTRA EM CHOQUE COM O PAPA SOBRE DISCIPLINA DE CRIANÇAS


Julio Severo (com a Associated Press)



A Alemanha na sexta-feira (6) rejeitou como “inaceitáveis” os comentários do papa de que é correto bater nos filhos para discipliná-los, enquanto for mantida a dignidade deles.



 


Francisco fez os comentários nesta semana durante sua audiência geral semanal, que foi dedicada ao papel dos pais na família.
Francisco resumiu as características de um bom pai: um homem que perdoa, mas tem condições de “corrigir com firmeza” enquanto não desanima a criança.

“Certa vez, ouvi um pai numa reunião de casais dizer ‘Às vezes tenho de dar umas palmadas em meus filhos, mas nunca na face a fim de não humilhá-los,’” disse Francisco.

“Que bonito!” comentou Francisco. “Ele sabe o sentido de dignidade! Ele tem de puni-los, mas faz isso com justiça e vai em frente.”

Verena Herb, porta-voz do Ministério das Famílias na Alemanha, disse aos jornalistas na sexta que “não dá para existir palmada com dignidade,” e comparando disciplina de crianças com violência, ela acrescentou, “toda forma de violência contra crianças é completamente inaceitável.”
Completamente inaceitável é o que o governo alemão faz.

Os pais alemães que dão educação escolar em casa ou disciplinam fisicamente os filhos podem perder a guarda deles. Em contraste com sua dureza com os pais, a Alemanha é extraordinariamente complacente com a má conduta, nas crianças e nos adultos. Enquanto a Alemanha estava condenando o papa por mostrar apoio à disciplina de crianças, o Comitê Judaico Americano estava criticando um tribunal alemão por concluir que dois muçulmanos que cometeram um ataque de bomba incendiária numa sinagoga em julho do ano passado não eram antissemitas.

Complacência para com a conduta criminal. Crueldade para pais que cumprem seus deveres de família. Esse é o jeito da ONU na Alemanha.

O fato é que uma insanidade leva à outra. Na Alemanha, castigo físico de crianças é crime. Ao que tudo indica, cometer ataque a bomba numa sinagoga não é crime e nem mesmo antissemita na Alemanha. Os muçulmanos terroristas que cometeram o ataque de bomba incendiária na sinagoga foram sentenciados a realizar 200 horas de serviço comunitário.

Complacência para muçulmanos terroristas, e nenhuma complacência para o papa e para os pais.

Não só a Alemanha tem sido dura com o Vaticano sobre disciplina de crianças, mas a ONU também.

No ano passado, o comitê de direitos humanos da ONU “recomendou” que a Santa Sé introduzisse uma emenda em suas próprias leis para proibir especificamente o castigo físico de crianças, inclusive dentro da família.

Em sua resposta escrita, o Vaticano argumentou que de forma alguma promove castigo físico, que o termo “castigo” nem mesmo é usado no ensino católico e que de acordo com o ensino católico, os pais “têm de ter condições de corrigir a ação imprópria de seus filhos impondo certas consequências razoáveis para tal conduta, levando em consideração a capacidade da criança compreender as consequências como corretivas.”

Todas as nações que são signatárias da Convenção da ONU sobre os Direitos das Crianças (CDC) são obrigadas a revogar suas leis que permitem que os pais disciplinem fisicamente os filhos. Pelo fato de que o Vaticano é um dos signatários, não se sabe se o papa conseguirá continuar apoiando os pais e seu direito de disciplinar seus filhos.

Uns 39 países signatários da CDC proíbem o castigo físico em todos os ambientes, inclusive pelos pais no lar. Essas nações abrangem desde a Suécia e Alemanha até o Brasil, que proibiu a disciplina física depois de um acordo envolvendo o governo de Dilma Rousseff, Xuxa e a Frente Parlamentar Evangélica no ano passado. Até a Argentina socialista, a pátria do papa, proíbe todo castigo físico de crianças, inclusive no lar.

Nos Estados Unidos, que é a única grande nação cristã que, por pressão de grupos evangélicos pró-família, não ratificou a CDC, os pais podem legalmente disciplinar fisicamente os filhos enquanto a força usada for razoável.

Com informações da Associated Press.
Versão em inglês deste artigo: Germany Clashes with Pope over Child Discipline
Leitura recomendada:

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