quinta-feira, 9 de abril de 2015

O NASCIMENTO DE JESUS



Assembleia de Deus Ministério Estudando a Palavra
Departamento de Educação Cristã


O NASCIMENTO DE JESUS

Texto Bíblico Básico:
Lucas 2:1-7

Texto Áureo

“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”

(Lucas 2:7)



INTRODUÇÃO: -  O anúncio do nascimento de Jesus segundo Lucas, é o relato mais completo dentre os três evangelhos sinópticos, revela o estado decaído da natureza humana e apresenta Jesus aos Gregos como “o homem perfeito”. Deus mostrava que a salvação, alcançaria todos os povos.


              I.          O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO

O MESSIAS – O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO

ü     Profecia = Provérbio 8:24-25 – Antes de haver abismo, eu nasci e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci.


ü     Cumprimento = Colossenses 1:15 e João 1:14-15 3:16 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação.


O MESSIAS SERÁ FILHO DE DEUS

ü   Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 2 Samuel 7:14

ü   Cumprimento = E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35

SERÁ CHEIO DO ESPIRITO DE DEUS

ü   Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

ü   E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:1-2

ü   Cumprimento = E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. João 1:32

O MESSIAS PARTICIPOU COM DEUS NA CRIAÇÃO DO MUNDO

ü   Profecia = Provérbios 8:29-30 Gênesis 1:26 – quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo tempo.

ü   Cumprimento = João 1:10 1:3 – O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 

O MESSIAS SERÁ DESCENDENTE DE ABRAÃO



ü   Profecia = Gênesis 18:18 12:3 – Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação e nele serão benditas todas as nações da terra.

ü   Cumprimento = Atos 3:25 Mateus 1:1 Lucas 3:34 – Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as nações da terra.
       

O MESSIAS SERÁ DESCENDENTE DE ISAQUE

ü   Profecia = Gênesis 17:19 – Deus lhe respondeu. Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe porás o nome de Isaque, com ele estabelecerei a minha aliança, aliança perpetua para sua descendência depois dele.

ü   Cumprimento = Mateus 1:2 – Abraão gerou Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou Judá e a seus irmãos.


 O MESSIAS SERÁ DESCENDENTE DE JACÓ - Profecia feita em 1.300 anos antes de Cristo.

ü   Profecia = Números 24:17 Gênesis 28:14 – Vê-lo-ei mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, e de Israel subirá um cetro que quebraras as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.

ü   Cumprimento = Lucas 3:34 Mateus 1:2-3 – Filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor.


O MESSIAS DESCENDERÁ DA TRIBO DE JUDÁ

ü   Profecia = Gênesis 49:10 – O cetro não arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre seus pés, até que venha Siló e a ele obedecerão os povos.

ü   Cumprimento = Lucas 3:33 Mateus 1: 2-3 – Filho de Animadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá.


SERÁ HERDEIRO E DESCENDENTE DE DAVI

ü   Profecias = Isaías 9:7 11:1-5 2Samuel 7:13 Jeremias 23. 5 Salmos 132:11– Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

ü   Cumprimento = Mateus 1:1 1:6 – Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, livro de Abraão.


UM MENSAGEIRO ANUNCIARIA A VINDA DO MESSIAS

ü   Profecia = Isaías 40:3 – Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

ü   Cumprimento = Mateus 3:1 – Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.



Algumas Profecias Sobre João Batista

1.           O mensageiro de Deus preparará o caminho do Messias

ü   Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:1


ü   Cumprimento = Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.  Mateus 11:10

2.           Será grande profeta, será Nazireu

ü   Porque será grande diante do Senhor, Nazireu não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. Lucas 1:15

ü   Cumprimento = E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. Lucas 7:28

ü   Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho (Nazireu). Lucas 7:33




3.            Levará muitos ao arrependimento

ü   E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. Lucas 1:16

ü   Cumprimento = E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados. Lucas 3:3

4.           Seu pai Zacarias ficará mudo até o nascimento

ü   E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. Lucas 1:20

ü   Cumprimento = E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus. Lucas 1:64


5.           Isabel terá um menino, João

ü   Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:13

ü   Cumprimento = E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Lucas 1:36


A ÉPOCA DE NASCIMENTO DO MESSIAS

ü   Profecias = Daniel 9:25 – Sabe e entende: desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido,

o Príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se edificaram mais em tempos angustiosos.

ü   Cumprimento = Lucas 2:1-2 Lucas 2:3-7 – Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria.

O LUGAR DE NASCIMENTO DO MESSIAS

ü   Miquéias 5:2 – Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

ü   Cumprimento = Mateus 2:1 Lucas 2:4-7 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo dos reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.


O MESSIAS NASCERIA DE UMA VIRGEM

ü   Isaías 7:14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.

ü   Cumprimento = Mateus 1:18 Lucas 1:26-35 - Ora, o nascimento de Jesus foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes coabitassem, achou-se grávida pelo o Espírito Santo.

O MESSIAS SERIA HOMENAGEADO PELOS REIS

ü   Salmos 72:10 - Paguem-lhe tributos os reis de Tarsis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba lhe ofereçam presentes.



ü   Cumprimento = Mateus 2:1-2 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram: Onde esta o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a estrela no Oriente e viemos adorá-lo.

OS PRESENTES TRAZIDOS AO MESSIAS

ü   Isaías 60:6 – A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efá: todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.

ü   Cumprimento = Mateus 2:11 – Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se adoraram e abrindo os tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. 

A MATANÇA DOS MENINOS - Profecia feita em 600 anos antes de Cristo


ü   Jeremias 31:15 – Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo: Raquel chora a seus filhos e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.

ü   Cumprimento = Mateus 2:16 2:17-18 – Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os seus arredores de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquiria dos magos.

A FUGA PARA O EGITO

ü   Profecias = Oseias 11:1 – Quando Israel era menino, eu o amei e do Egito chamei a meu filho.

ü   Cumprimento = Mateus 2:14 2:15 – Levando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e foi para o Egito.

SERÁ SACERDOTE PARA SEMPRE

ü   Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Salmos 110:4

ü   Cumprimento = Deus quem lhe declarou: “Tu és sacerdote para todo o sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”. Hebreus 5:5-6


ENTRARÁ EM JERUSALÉM MONTADO NUM JUMENTO

ü   Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9

ü   Cumprimento = E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima. E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras (Jerusalém), toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Lucas 19:35-38


TRARÁ SALVAÇÃO A TODOS

ü   Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9

ü   Cumprimento = E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47


            II.                   O ANUNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO

O anjo Gabriel aparece ao sacerdote Zacarias quando ele estava no templo oferecendo incenso (Lc 1:9), anunciando que ele teria um filho com Isabel sua esposa, e que este se chamaria João. Zacarias duvidou porque ele e sua esposa já possuíam idade avançada (Lc 1:13), assim acreditou que ela era estéril. Por não crer, o anjo o deixou mudo até o nascimento de João.

Segundo Lucas, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. (Lucas 1:41). Após 9 meses e 8 dias, exatamente no dia da circuncisão de João, Zacarias volta a falar para declarar a visão que teve do anjo e o nome que a criança deverá ter.

Aplicação prática: Zacarias estava no templo cumprindo seu dever, trabalhando para o Senhor no lugar em que foi chamado para estar. Deus nos abençoa quando estamos em obediência ao Senhor, Zacarias poderia ter perdido sua bênção se estivesse em casa ao invés de estar na casa de Deus servindo-o.


       III.          O ANUNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem (virgem), cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (Lucas 1:26-27). O anjo entrega então a mensagem: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, (Que traduzido é: Deus conosco). (Mateus 1:23).


        IV.                   O NASCIMENTO DE JESUS DENTRE OS POBRES

Os judeus esperavam um messias com sangue real, da tribo de Judá e descendência de Davi. Logo acreditaram que este rei nasceria em um palácio e tomaria o poder através de força e guerras das mãos dos Romanos. Só que o Espírito santo ungiu Jesus para anunciar o evangelho aos pobres (Lc 4:18), os pobres são os carentes de bens materiais e espirituais. Jesus nasceu pobre para aprender na pele desde criança as dificuldades que as classes sociais desfavorecidas sofriam. O princípio fundamental da compaixão é colocar-se no lugar do outro, e foi exatamente isso que Jesus fez por todos nós.


           V.                    O NASCIMENTO DE JESUS NO JUDAÍSMO

Jesus nasceu em uma família tradicional Judaica, pois seu pai José e sua mãe Maria eram descendentes da tribo de Judá, sendo assim, juntamente com seus irmãos foi ensinado a obedecer as leis de Deus. Lucas retrata que Jesus como homem perfeito se submeteu a lei, provando que é possível viver como homem e ser obediente a toda vontade de Deus.


        VI.          A GENEALOGIA DE JESUS NOS EVANGELHOS

A genealogia de Jesus é tratada em dois evangelhos (Lucas e Mateus), em Lucas foi traçada através de Maria e em Mateus através de José.

ü   Lucas, por sua vez, aborda a genealogia de Jesus retrocedendo continuamente até Adão, talvez com o objetivo de mostrar o lado humano de Jesus. E, superando Mateus, Lucas fornece um número maior de antepassados de Jesus (56 nomes). Esta genealogia é considerada por alguns autores como sendo a genealogia da Virgem Maria, a genealogia materna de Jesus, o que explicaria parte das diferenças entre esta e a genealogia apresentada por Mateus.

ü   Mateus menciona sinteticamente um total de 42 antepassados que teriam vivido até uns dois mil anos antes de Jesus, começando por Abraão. Em seu relato, o apóstolo cita não somente heróis da fé, mas também menciona os nomes das mulheres estrangeiras que fizeram parte da genealogia tanto de Jesus quanto de Davi, que no caso foram Rute, Raabe e Tamar. Também não omite os nomes dos perversos Manassés e Abias, ou de pessoas que não alcançaram destaque nas Escrituras judaicas. Divide então a genealogia de Jesus em três grupos de catorze gerações: de Abraão até Davi, de Davi até o cativeiro babilônico, ocorrido em 586 a.C., e do exílio judaico até Jesus. (14x3=42)


      VII.                   COMO OS EVANGELHOS APRESENTAM JESUS

Nossa revista foca no evangelho de Lucas, mas é importante para nossa compreensão observar como Jesus é apresentado no evangelho de Mateus e no evangelho de Lucas, para que possamos responder a pergunta: Por que os dois evangelhos retratam o nascimento de Jesus de maneiras diferentes?

ü   Em Mateus Jesus é apresentado como filho de Davi, rei dos Judeus. Como vimos, a genealogia começa em Abraão. “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”. (Jeremias 23:5)

ü   Mateus já conta que um anjo apareceu a José em um sonho (Mt 1:20), e que este deveria colocar o nome de Jesus, pois seria o salvador dos pecados. Em Mateus vemos que o anjo cita a profecia: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. (Isaías 7:14). A importância de citar o antigo testamento é porque Mateus escreve aos Judeus, e estes conheciam bem as profecias.

ü   Em Lucas Jesus é apresentado como homem perfeito, filho do homem, homem de caráter. “Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios”. (Zacarias 6:13)


ü   Lucas fala que saiu um decreto de César Augusto, e José foi da Galileia à Belém na Judéia para se alistar, e assim, Jesus o homem nasceu as pressas numa manjedoura, pois não havia lugar na estalagem. (Lucas 2:1-7).



Conclusão - Lucas situa o nascimento de Jesus com exatidão histórica e cronológica, sendo mais sentimental em sua maneira de narrar os fatos. Lucas mostra que Jesus nasceu para os pobres, e fazia parte de sua missão anunciar o evangelho aos pobres, doentes, desprezados e todos aqueles que estão a margem da sociedade. Lucas nos dá um belo retrato do nosso Salvador compassivo. Jesus não se sentia "incomodado" pelos pobres e necessitados, na verdade, eles eram o foco principal de Seu ministério. Nos tempos de Jesus, Israel era uma

Sociedade muito consciente de suas classes sociais. Os fracos e oprimidos eram literalmente impotentes para melhorar sua sorte na vida e estavam especialmente abertos à mensagem de que "a vós outros está próximo o reino de Deus" (Lucas 10:9). Esta é uma mensagem que devemos levar para aqueles ao nosso redor que desesperadamente precisam ouvi-la. Até mesmo em países relativamente ricos, a necessidade espiritual é tremenda, pois riqueza financeira é bem diferente de riqueza espiritual. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O reino de Deus já estava próximo naquele tempo, agora então está mais próximo ainda! A mensagem do evangelho continua sendo urgente!



Aula Elaborada, pelo Prof. Pedro Lage



Venha a Escola Bíblica Dominical
É a Maior Escola do Mundo.


Superintendência,
Luiz Afonso de Oliveira Júnior


Pastora, Maria Valda
ADMEP






                                                                                                                                     

A DIFERENÇA ENTRE...





Fonte: http://eticaeliderancacrista.blogspot.com.br/

TODO BOM PROFESSOR DEVE TER




É também necessário reconhecer que os estudantes podem estar com problemas e, por isso, fazer ajustes podem ser necessários para que eles continuem acompanhando as aulas


Quem assistiu ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos” sabe que o personagem de Robin Williams é tido pelos seus alunos como um bom professor. Se você deseja ser visto assim pelos estudantes da sua classe, conheça algumas atitudes que todo bom professor tem e reflita sobre seus métodos.


1 – Dar Exemplo

Imagine a seguinte situação: os alunos começaram a usar muito as redes sociais na sala de aula e, por isso, o desempenho da turma caiu. Diante disso, o professor decidiu que a melhor maneira de lidar com isso seria proibir o uso de aparelhos durante a aula. Contudo, ele mesmo continua usando o celular na escola, inclusive durante suas exposições, ainda que seus objetivos não tenham relação com a aula. Num cenário como esse, as chances dos alunos respeitarem esta regra são mínimas. O professor deve ser o exemplo para os alunos, mostrando o caminho para que eles desenvolvam as competências necessárias. Portanto, se ele decidiu colocar em vigor uma medida como essa, ele também deve segui-la. 


2 – Adaptar-se

Muitas vezes, a linha de raciocínio tradicional transmitida nos livros não é compreendida pelos estudantes imediatamente. Por isso, o professor deve saber aproximar o conteúdo didático do universo dos estudantes. Aulas práticas, músicas, filmes, atividades em grupo. São muitas as possibilidades para fazê-lo de modo eficiente, basta que o docente saiba como se adaptar e relacionar o tema a cada situação. É também necessário reconhecer que os estudantes podem estar com problemas e, por isso, fazer ajustes podem ser necessários para que eles continuem acompanhando as aulas. Pense "fora da caixa" para que ele consiga na escola encontrar motivação para seguir em frente.

3 – Dedicar-se

Educar crianças e jovens é um trabalho que exige dedicação. Preparar-se para as aulas, buscar materiais de apoio de fácil acesso aos estudantes, disponibilizar tempo para que eles tirem suas dúvidas. Embora seja cansativo em alguns momentos, o resultado compensa. Além disso, ao demonstrar dedicação com seu trabalho, seus alunos se sentirão motivados a fazer o mesmo, já que você está dando o exemplo. 


4 – Continuar Aprendendo

Embora seu ofício seja ensinar, os professores estão continuamente aprendendo, seja com seus alunos, seja se inscrevendo em cursos e palestras. É importante ter esta atitude diante da sua profissão, afinal a cada dia tecnologias são desenvolvidas e descobertas são feitas, de modo que o que você sabe também sofre alterações. Somado a isto, investir no seu crescimento intelectual e profissional apenas contribui para a sua carreira e para o aprendizado dos seus alunos. Então, continue a aprender.


Publicado em Universia Brasil

Fonte: http://didaticaaplicada.blogspot.com.br/2015/02/descubra-quais-as-atitudes-que-todo-bom.html