quinta-feira, 3 de agosto de 2017

OS CINCO PIORES ERROS AO LER A BÍBLIA

eu
Olá, graça e paz. Aqui é o presbítero André Sanchez.

A partir de hoje, a cada 2 dias estarei te enviando um estudo Bíblico gratuitamente em seu e-mail. Espero que você goste muito dos materiais!

IMPORTANTE: Não se esqueça de passar lá no seu e-mail e confirmar sua inscrição. Sempre lembre de acessar a cada dois dias o seu e-mail, pois assim nosso sistema identifica que você está lendo os materiais e te envia mais estudos. Deus abençoe a sua vida! Ah, também vou te enviar toda as sexta-feiras de manhã um informativo cristão recheados de estudos bíblicos inéditos...

Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o #2 é o pior de todos)

A Bíblia Sagrada é um livro maravilhoso. É o livro mais vendido no mundo e para nós cristãos é a nossa regra de fé e prática. Aqueles que já tiveram a oportunidade de degustar um pouco dos ensinos bíblicos nunca mais serão as mesmas pessoas, pois a Bíblia é viva e o poder da palavra de Deus transformador. O famoso evangelista Billy Graham disse algo interessante sobre a Bíblia, disse que “a Bíblia é mais atual do que o jornal que irá circular amanhã". E ele tem razão. Mesmo depois de centenas de anos os escritos são atuais.
Porém, mesmo com todas estas características positivas não podemos negar que a Bíblia não é um livro tão fácil de ser lido e que a sua leitura deve ser cuidadosa para que não seja distorcida. Pensando nisso, listei os cinco principais erros que muitas pessoas cometem ao ler a Bíblia. Evitar esses erros vai ajudar qualquer leitor apaixonado pela palavra de Deus a extrair dela o seu real significado, que é o desejo de Deus para o leitor de Sua palavra.
Os 5 piores erros que muitos cometem ao ler a Bíblia (o #2 é o pior de todos)


Erro 1 - Ler a Bíblia abrindo-a aleatoriamente


Não é difícil encontrar pessoas que praticam esse tipo de leitura. Inclusive, sei de igrejas que permitem que pregadores usem essa “técnica” no púlpito. Ou seja, abrem a Bíblia aleatoriamente e onde cair começam a ler. Entendem que dessa forma Deus irá falar misteriosamente. Essa é uma das piores formas de ler a Bíblia, pois não se têm um estudo sistemático que busque entender os contextos, as sequências, os fatos e outras informações importantes para compreensão de um texto corretamente em seu sentido. Geralmente quem lê a Bíblia dessa forma não sabe nada de Bíblia, não consegue entender muito do que está lendo e fica tentando adivinhar o que quer dizer aquele texto que caiu em frente aos seus olhos.

Erro 2 - Ler a Bíblia sem ler os contextos


Todo texto tem um contexto, que é o que vem antes e o que vem depois daquele texto. Muitos leem a Bíblia por pedaços. Ou seja, hoje leem um capítulo de Salmos, amanhã leem um capítulo em Gênesis, depois leem Apocalipse, etc. Esse tipo de leitura prejudica em muito o entendimento correto do que Deus quis comunicar na Bíblia. É muito importante que as leituras sejam feitas englobando todo o contexto. Se você for estudar, por exemplo, o livro de Gênesis, que o estude inteiro em sequência, buscando compreender de forma geral a história e o contexto ali mencionados. Ou se for ler um trecho de algum livro, que leia um pouco do que foi escrito antes e depois desse trecho. Textos lidos fora de seus contextos podem tomar sentidos diferentes e totalmente contrários ao que realmente significam.

Erro 3 - Ler a Bíblia sem um dicionário por perto


Ninguém é tão culto que saiba e lembre de todos os significados das palavras. A Bíblia é um livro extenso, tem o emprego de centenas de palavras, das quais muitas não conhecemos muito bem o significado. Muitos leem a Bíblia e não entendem bem o sentido de algumas passagens, pois não checam um dicionário quando se deparam com uma palavra desconhecida. Dessa forma, perdem o ensino daquele texto e acabam também não compreendendo versos próximos que dependem daquele. Ter um dicionário é muito importante para quem quer ler e entender a Bíblia. Não pesquisar os significados de palavras desconhecidas torna a leitura pobre e fraca.

Erro 4 - Ler a Bíblia em qualquer lugar


A leitura e o estudo são atos que exigem atenção. Apesar de existirem alguns poucos que conseguem se concentrar em diversas coisas ao mesmo tempo, a maioria não consegue. Muitos reclamam de ter lido a Bíblia várias vezes, mas ainda não entendem muito do que leem. Não é de se admirar que muitos deles não entendem porque não leem com foco e atenção. Ler a Bíblia em lugares barulhentos, agitados ou que tirem a sua atenção é perda de tempo. Eu gosto de comparar um bom leitor da Bíblia a um cirurgião. Será que um cirurgião operando um paciente faz bem em colocar uma tevê na sala da cirurgia e, enquanto opera um coração, assiste também seu programa favorito? Não dá, não é verdade! Assim como uma cirurgia requer atenção exclusiva do cirurgião, o leitor da Bíblia também deve dar atenção exclusiva a esse encontro com o texto sagrado e Seu autor.

Erro 5 - Ler a Bíblia sem regularidade


Acho interessante como algumas pessoas leem a Bíblia: uma vez na semana, no máximo duas. Cinco a dez capítulos apenas por semana e, alguns mais relaxados, demoram um mês inteiro para ler isso. Isso é muito ruim. Para que nosso cérebro aprenda coisas complexas é necessário que ele seja exposto àquilo com certa frequência. Por exemplo, ninguém consegue se formar em uma profissão indo uma vez por mês na faculdade e nos outros dias não estudando nada sobre o tema. Geralmente as faculdades incentivam o estudo pelo menos cinco dias da semana, aí tem os estágios para vivenciar o estudo na prática, os trabalhos, etc. Tudo isso forma um profissional que domina o tema do estudo. Quem deseja “dominar” o texto bíblico também precisa aprender a ter regularidade. Isso quer dizer que é importante que haja o contato com a palavra de Deus por mais tempo e não somente alguns poucos minutos por semana. É um grande erro achar que irá conhecer a Bíblia a fundo estudando-a 30 minutos por semana.

“JARGÕES USADOS ONDE NÃO SE PREGA O EVANGELHO”


Resultado de imagem para imagem de pregador


PASTOR CRIA LISTA DE “JARGÕES USADOS ONDE NÃO SE PREGA O EVANGELHO” E FIÉIS ACRESCENTAM OUTROS DITOS; CONFIRA


2 de agosto de 2017

A preocupação dos evangélicos com a pregação da Palavra verdadeira, que siga os ensinamentos bíblicos, vem crescendo de forma notória. Dessa forma, publicações nas redes sociais que evidenciam indícios de heresia são bastante populares entre os fiéis.
Uma publicação do pastor Renato Vargens, escritor e palestrante, que lista os “12 Jargões usados num púlpito em que não se prega o Evangelho” alcançou mais de 300 compartilhamentos e diversos comentários no Facebook.
Segundo o pastor, “igrejas rasas possuem púlpitos fracos, com pastores fracos, os quais gastam o seu precioso tempo usando jargões e clichês”, como forma de disfarçar a falta de conteúdo bíblico em suas pregações.
A lista traz uma série de frases comuns à maioria das igrejas evangélicas Brasil afora, e serve como uma espécie de guia inicial para conferir se o que está sendo pregado é uma mensagem embasada ou apenas frases de efeito religioso. Confira:
01- Deus vai te exaltar
02- Deus vai te honrar
03- É só vitória!
04- Profetiza a benção
05- Tome posse!
06- Deus vai restituir tudinho que você perdeu
07- O melhor de Deus está por vir
08- Determine a benção
09- Sua vitória terá sabor de mel
10- Decrete sua prosperidade
11- Você não é cauda e sim cabeça
12- Se Deus não te der, rasgue a Bíblia

Entre os usuários do Facebook, os comentários dão uma demonstração de que muitos fiéis já têm notado as estratégias de mistificação para encobrir a ausência de conteúdo bíblico teologicamente coerente em suas pregações.
“‘Eu não sei como você chegou aqui essa noite’. Uso de S estendido no final da frase ou trêmulo na voz como quem tá sentindo algo é um perigo terrível, fujam! ”, alertou um internauta.
“Seria cômico se não fosse trágico, porque inúmeras igrejas utilizam esses jargões. Infelizmente essa é a realidade, é o que mais se ouve! E ainda mais triste, é o fato que isso é exatamente o que muitos gostam e querem continuar ouvindo”, lamentou outro internauta.
A pregação do Evangelho sob a perspectiva da mensagem de Jesus possui características distintas, apontou um dos usuários da rede social: “Quando você se acostuma com pregações sobre arrependimento, doutrinas da graça, regeneração, pecado, salvação e afins, não consegue mais ouvir sobre ‘você vai vencer’, ‘Deus tem o melhor para você’, ‘você vai prosperar’, ‘vai dar tudo certo…'”, ponderou.
O arremate da publicação do pastor Renato Vargens foi feito por um dos seguidores de sua página que lembrou jargões faltantes, mas muito presentes nos púlpitos: “‘Os teus inimigos não vão suportar’; ‘Dê glória, igreja’; ‘Fala para o irmão do lado’; ‘Deus está mandando dizer’, e tantos outros”.

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/pastor-lista-jargoes-usados-nao-prega-evangelho-91770.html