quarta-feira, 5 de outubro de 2016

TESTE PARA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL

Teste para Avaliação de Professores da Escola Dominical


Autoavaliar-se é o ato de julgar seu próprio desempenho nas atividades propostas. É a análise do esforço despendido em relação ao que foi solicitado”¹. Na qualidade de professores de educação cristã, fomos colocados por Deus para transmitir às pessoas um ensino capaz de gerar uma transformação de vida, a qual será moldada segundo o caráter de Cristo através da Palavra de Deus. Assim, nossa responsabilidade é imensa. Precisamos constantemente avaliar nosso papel no ministério de ensino para que jamais percamos o foco de formar cristãos alicerçados no Senhor.


Assim, como ferramenta para autoavaliação, apresentamos aqui um pequeno teste de avaliação para professores de Escola Bíblica Dominical. As respostas devem ser apenas “SIM” ou “NÃO”. Ao final, há um pequeno guia para verificação dos resultados, mas não se preocupe com isto agora, faça o teste primeiro... vamos lá!

  1. (…....) Você tem procurado levar seus alunos a Cristo, alunos crentes ou não crentes, um por um?
  2. (…....) Você tem procurado desenvolver a espiritualidade de seus alunos, e tem sentido a realidade disto?
  3. (…....) Você tem orientado e treinado seus alunos quanto aos trabalhos da igreja local, incentivando-os a fazer o máximo no serviço do Mestre?
  4. (…....) Você ora diariamente pelos alunos de sua classe?
  5. (…....) Você quando, não está doente, é pontual na Escola Dominical, quer chova, faça frio ou calor?
  6. (…....) Você varia seus métodos de ensino durante a aula, usando assim uma combinação deles?
  7. (…....) Você começa a preparar a lição no princípio da semana, nem que seja por um quarto de hora diariamente, concentrando-se no objetivo da mesma?
  8. (…....) Você sabe controlar um aluno conversador sem que ele se ofenda?
  9. (…....) Você conhece seus alunos pessoalmente?
  10. (…....) Você tem em seu poder uma lista dos seus alunos com os respectivos dados pessoais, como endereço, telefone, e-mail?
  11. (…....) Você visita cada aluno pelo menos uma vez por ano, ou entra em contato imediatamente quando um aluno falta a partir de duas aulas?
  12. (…....) Você localiza a lição nos mapas bíblicos durante o preparo da mesma?
  13. (…....) Você trabalha em harmonia com os demais professores e oficiais da Escola Dominical, sem intransigência e individualismo?
  14. (…....) Você lê sempre livros, artigos e periódicos sobre pedagogia e educação cristã? Também frequenta cursos de curta duração sobre esses assuntos, uma vez ministrados?
  15. (…....) Você tem uma vida cristã exemplar, de modo que você gostaria que seus alunos fossem como você?
  16. (…....) Você analisa suas aulas, seus trabalhos, depois de realizados, notando a reação dos alunos e falhas que você porventura tenha cometido (autocrítica e autoavaliação)?
  17. (…....) Ninguém é infalível. Precisamos sempre aprender mais com os que sabem ensinar, porque não sabemos tudo. Os que não concordam com os meus pontos de vista não significa que estão errados. Você concorda com essas afirmações?
  18. (…....) Você sente-se bem quando seus dirigentes, de modo cortês e cristão, lhe observam, orientam e lhe fazem solicitações?
  19. (…....) Você cuida sempre de sua vida espiritual, orando regularmente, lendo a Bíblia, buscando ser cheio do Espírito Santo, e servindo com dedicação ao Senhor?
  20. (…....) Você planeja e prepara seus trabalhos para a sua classe e os distribui no fim das aulas?



VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS – cada resposta SIM vale 5 pontos. Se você obteve de

80 a 100 pontos
PARABÉNS! Você é um EXCELENTE professor!
60 a 80 pontos
Você é um BOM professor, mas tem que melhorar.
50 a 60 pontos
Você é um professor REGULAR. Verifique os pontos falhos e decida melhorar rapidamente isso diante do Senhor.
Abaixo de 50
Você é um professor INSUFICIENTE. Examine-se diante do Senhor. Você tem que aprender, não ensinar. Decida o que você quer!


(adaptado de CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL, de Antônio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 1976, 3ª ed.)

Referências:
¹HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover – as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Fonte> http://educacaobiblica.blogspot.com.br/2012/05/teste-para-avaliacao-de-professores-da.html

TARDE - TERCEIRO DIA - Pr. ANTONIO GILBERTO

PR. ANTÔNIO GILBERTO - O CONHECIMENTO DA SALVAÇÃO