sábado, 18 de junho de 2016

A EXTENSÃO DA NOVA ALIANÇA



ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA
Departamento de Educação Cristã
Pastora, Maria Valda

19 de junho de 2015


Lição 12


A EXTENSÃO DA NOVA ALIANÇA

Leitura Bíblica em Classe:
Mateus 9. 1 – 8; Lucas 10. 8, 9


TEXTO ÁUREO

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”
(João 20.21)



Objetivos

§   Compreender que a salvação implica em transformação de todas as dimensões de nossa existência

§      Conhecer a relação estabelecida entre Redenção e Transformação


Introdução: - A salvação traduz-se na experiência da rendição completa e irrestrita à autoridade do Senhor Jesus Cristo (Rm 10: 9,10), e essa entrega incondicional implica - a partir de agora, aqui na terra, em transformação de todas as dimensões da existência.


Salvação = É uma Milagrosa Transformação Espiritual que se efetua na alma e na vida da pessoa que pela fé recebe a Jesus Cristo como Salvador. (Rm 10: 9,10)


A salvação é somente pela fé, não temos que fazer esforço nenhum para ser salvo, somente CRER. Porém precisamos manter a nossa salvação através da vida Cristã. Ef 2: 8,9.

A Salvação é o primeiro passo para a vida eterna.


    I.  O CONCEITO DE REDENÇÃO

A palavra redenção, no texto bíblico, remete a ideia de pagamento de um preço para o resgate da liberdade de um escravo ou para a soltura de um prisioneiro (1Tm 2:6; Rm 3:24; Cl 1:14).

Cristo pagou o resgate de nossas vidas com o Seu próprio Sangue (1Pe 1:18,19) e então libertou-nos das exigências da Lei e das maldições do pecado para nos fazer filhos de Deus (Gl 3:13; 4:5).


Redenção = É o processo pelo qual o homem pecador é resgatado da prisão do pecado e entrar num relacionamento com Deus por meio da sua graça e do pagamento do preço feito pela morte do de Jesus na Cruz. (Ef 2:1-7).


1.1.       A extensão do ato redentivo

A graça de Deus é capaz de promover a redenção de um povo, não apenas no âmbito espiritual, mas também no seu aspecto secular, influenciando seus cidadãos a atuarem no positivamente em diversas áreas inter-relacionadas da sociedade (Economia, Educação, Direitos humanos etc.). (Jn 1:2)

Tanto no coletivo, tanto no individual o Senhor usa homens e mulheres transformados por seu Espírito para transformarem a sociedade em vivem.

Somos as testemunhas da Nova Aliança que temos Missão de mostrar a Salvação através das Palavras, principalmente também de nossas ações com nossa vida.


1.2.         A amplitude da graça de Deus

A Graça é favor imerecido e espontâneo de Deus, uma vez que essas benesses se estendem a toda a criação (humanidade), vejamos algumas delas:

·              A graça de Deus trouxe salvação à humanidade (Ef 2:8).
·              A graça de Deus nos reconciliou com ele (2Co: 5:18 e 19).
·              Deu-nos acesso direto ao Pai (Rm 5:2)
·              Tornou-nos filhos de Deus (Jo 1:12)
·           Todas as pessoas alcançadas pela graça recebem de Deus a oportunidade de serem salvas por ele, e serem redimidas, automaticamente elas passam ter o Espírito dentro delas, lhes dando um novo propósito a sua existência. (At 20:24


 1.3.              O Tríplice Significado da Redenção

·            Pagar o preço do resgate por alguma coisa ou por alguém (Hb 9:12)
·            Remover-nos de um mercado de escravos (Gl 3:13 e 14).

·           Efetivar um completo livramento de um escravo ou prisioneiro, dando liberdade perfeita e definitiva. (Rm 8:22-23; 3:24; 1Co 1:30).

1.4.         As benesses da Redenção através da Salvação


·         Justificação – é quando Deus declara nossa mudança de posição, ou seja, de injusto para justo, de réu condenado a liberdade sem culpa. (Rm 3:24-26).

·      Regeneração – é a obra sobrenatural e instantânea de Deus que outorga nova vida ao pecador (Tt 3:5)

·      Adoção – é a filiação divina e espiritual, outrora filho da ira, agora é filho de Deus (Jo 1:12; Ef 2: 3).

·      Santificação – é o processo de mudança diário, renunciando a si mesmo para agradar o santificador (2 Co 5:17).


  II.  A VIDA TRANSFORMADA DOS QUE FORAM REDIMIDOS

Transformação segundo o Comentarista é a mudança ocorrida em todas as dimensões do ser humano.

As mudanças ocorrem quando passamos a entender que realmente somos serem imperfeitos e que necessitamos parecer com o nosso Salvador.

a.        Transformação no caráter pessoal

Mediante a nova vida em Cristo que passamos a ter, passamos pra uma nova posição em Cristo, outrora mortos em pecado e delitos, agora ressuscitados com ele na riqueza de sua misericórdia. (Ef 2: 1-4).

Assim como os Apóstolos foram transformados, precisamos ser também para que possamos testemunhar com nossa vida o que realmente cremos e vivemos boas obras foram feitas por Deus para que andássemos nelas (Ef 2:10).

b.       A transformação caráter coletivo

Como vemos na Palavra de Deus, o Senhor usa pessoas simples para fazer grandes coisas e as pessoas simples primeiramente são transformadas, mudadas para que através delas o TODO possa ser salvo, mudado, livrado e etc.

O Caso de Jonas é interessante, onde vemos a Nação de Nínive ser salva através de sua Pregação.

Pode parecer impossível, mas se a pregação vem do Espírito de Deus sem dúvidas que teremos pessoas salvas.

Assim também nos dias atuais, o Senhor transforma uma pessoa para salvar a família, os amigos, parentes, colegas de trabalho etc.


2.3.   A transformação em nossas emoções – Vida Interior

Ao nos convertermos damos uma volta de 180° em nossa vida mudamos drasticamente o rumo ou percurso de nossa história, porém nossos são convertidos, eles são retirados ou controlados de nosso esforço e outras vezes com a ajuda do Espírito Santo. (Gl 5:22).

Essa mudança que sofremos no mundo não anula a nossa natureza pecaminosa, mas a mesma enfraquece sempre que estamos nos tornando mais parecidos com o Senhor.

O Senhor Jesus certa vez disse: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas sim o que sai da boca, isto, sim contamina o homem. Mt 15:11.

O Senhor Jesus estava dizendo que a contaminação é do que sai, por que o que sai dos nossos lábios é justamente o que geramos em nossa alma, se será bom ou ruim, vai depender do que estamos nos alimentando, se é de Deus ou das coisas mundanas.1Co 15:33.


Conclusão: - Não temos como ser transformados sem termos sidos redimidos, uma vez redimidos, somos levadas as mudanças necessárias para que tenhamos uma vida cristã em crescimento e abundante. O Apostolo Paulo escreve aos Coríntios, “sedes firmes, constantes e sempre abundantes na obra do Senhor”. (1 Co 15:18).



                                              Lição Elaborada por,
                                              Presb.º. Luiz Afonso

Super. EBD

LUIZ AFONSO - E DULCINETE

SIGNIFICADO DE FEMINISMO



O QUE É FEMINISMO:

Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

O "embrião" do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a "Igualdade, Liberdade e Fraternidade". As mulheres queriam estar inseridas no turbilhão de mudanças sociais que estas revoluções traziam, principalmente para se sentirem mais cidadãs em uma sociedade historicamente regida pelo patriarquismo.


No entanto, o feminismo só começou a se popularizar no mundo ocidental nas primeiras décadas do século XX, questionando o poder social, político e econômico monopolizado pelos homens. O feminismo, como muitos pensam erroneamente, não é um movimento de sexista, ou seja, que defende a figura feminino sobre o masculino, mas sim uma luta pela igualdade entre ambos os gêneros.
Atualmente, não são apenas as mulheres que se intitulam ou compartilham de pensamentos feministas - assim como existem muitas que também apoiam o esquema de uma sociedade machista - alguns homens, que se sentem "pressionados" ou incomodados com as "regras de comportamento social do machismo", partilham da mesma visão de liberdade e direitos igualitários entre os sexos.


Um dos símbolos que impulsionou o feminismo em meados da década de 1960 foi a publicação do livro "O Segundo Sexo", da escritora feminista francesa Simone de Beauvoir, que desconstruiu a imagem de que a "hierarquização dos sexos" seria uma questão biológica, mas sim unicamente o fruto de uma construção social pautada em séculos de regimes patriarcais.
A partir deste período, começa a se disseminar o chamado Feminismo Radical, uma ramificação do pensamento feminista que acredita só ser possível "exterminar" o machismo com uma revolução profunda e geral, eliminando os regimes patriarcais. As feministas radicais ainda acreditam ser necessárias mudanças na legislação dos países, criando privilégios e leis de proteção ao gênero feminino, por exemplo.



Feminismo e Femismo

Feminismo e femismo possuem significados completamente diferentes.
O feminismo é um movimento social de "quebra" da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres.
femismo, por sua vez, pode ser considerado o sinônimo do machismo (ao mesmo tempo que é seu oposto), pois trata-se de uma ideologia de superioridade da mulher sobre o homem. O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.

Feminismo e Machismo



Ao contrário do que prega o machismo, como um movimento de repressão e repúdio aos direitos igualitários entre homens e mulheres, o feminismo funciona não como uma tentativa de sobrepor o "poder feminino" sobre o masculino, mas sim de lutar pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade.
Saiba mais sobre o significado de Machismo.

Feminismo no Brasil

O movimento feminista no Brasil começou a tomar corpo no começo do século XX, mais precisamente entre as décadas de 1930 e 1940.


A estrutura familiar e social do brasileiro era totalmente construída sobre a figura do homem; um regime patriarcal. O feminismo no país surgiu, assim como em outros cantos do mundo, como uma tentativa de inserir a mulher brasileira na sociedade, dando voz e expressão às suas necessidades.
Um dos grandes marcos do movimento feminista no Brasil foi a conquista do direito ao voto nas eleições, em 1934, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.


 


Fonte: http://www.significados.com.br/feminismo/

SIGNIFICADO DE IMPEACHMENT


O QUE É IMPEACHMENT

Impeachment é uma palavra de origem inglesa que significa "impedimento" ou "impugnação", utilizada como um modelo de processo instaurado contra altas autoridades governamentais acusadas de infringir os seus deveres funcionais. Dizer que ocorreu impeachment ao Presidente da República, significa que este não poderá continuar exercendo as suas funções políticas.

Abuso de poder, crimes normais e crimes de responsabilidade, assim como qualquer outro atentado ou violação à Constituição são exemplos do que pode dar base a um impeachment.
O impeachment ocorre no Poder Executivo, podendo acontecer no Brasil, por exemplo, ao Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Quando acontece o impeachment, significa que o mandato fica impugnado ou cassado.
Saiba o significado de Cassação.

Impeachment na Constituição

Impeachment do Presidente da República

A Constituição não fala sobre impeachment​, mas no caso do Presidente da República, por exemplo, os crimes de responsabilidade estão descritos no artigo 85 da Constituição da República Federativa do Brasil. São considerados crimes de responsabilidade aqueles que atentem contra a Constituição Federal.

Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

I - A existência da União;
II - O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;
IV - A segurança interna do País;
V - A probidade na administração;
VI - A lei orçamentária;
VII - o cumprimento das leis e das decisões judiciais.

No Brasil, o processo de impeachment contra um Presidente da República foi instaurado pela primeira vez em 1992 contra o presidente Fernando Collor.




Este processo foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 29 de setembro de 1992, sendo levado ao Senado. No entanto, não se pode dizer que houve impeachment neste caso, porque antes da decisão do Senado, o presidente Collor renunciou ao cargo no dia 29 de dezembro. Quem assumiu o cargo foi o vice-presidente Itamar Franco.

Apesar de ter renunciado ao cargo, o Congresso votou e considerou Fernando Collor inelegível para cargos políticos durante 8 anos.
Impeachment de Dilma Rousseff

Em 2016, durante o segundo mandado da presidenta Dilma Rousseff, foi instaurado um pedido de impeachment contra a chefe do Poder Executivo, acusada de Pedaladas Fiscais pelos partidos opositores ao governo.

O processo foi aprovado em Plenária na Câmara dos Deputados com 367 votos a favor e 137 contrários, em 17 de abril de 2016.

Saiba o significado de Pedaladas Fiscais.


No dia 12 de maio de 2016, o processo de de instauração do impeachment contra Dilma Rousseff foi votado no Senado Federal, tendo sido aprovado com 55 votos a favor e 22 votos contra. Desta forma, Dilma Rousseff foi afastada da presidência até o julgamento final do Senado, que ainda não está marcado mas ocorrerá até 180 dias depois da votação de 12 de maio. Neste momento, a presidência foi assumida por Michel Temer (que era vice-presidente de Dilma Rousseff).


Existe uma grande polêmica que envolve o pedido de impedimento da presidenta Dilma Rousseff, pois os membros pró-governo alegam que as justificativas para o requerimento do impeachment são insuficientes. Assim, o impeachment representaria um grave atentado contra a democracia e a Constituição Brasileira de 1988, principalmente.

Se for este o caso, a articulação política para o impeachment seria configurada como uma tentativa de golpe de poder, quando um grupo opositor tenta tomar o controle da nação sem recorrer as eleições populares (voto direto).


Quem assume o poder no caso de Impeachment do Presidente da República

Existe uma linha de sucessão bem definida no caso de impeachment. O primeiro na linha de sucessão é o vice-presidente da República.


Se por algum motivo ele também não puder, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados. No caso deste último também estar impedido, quem assume o poder é o presidente do Senado.

Como funciona o Impeachment


O procedimento do impeachment está descrito na lei 1079/50.

O impeachment é um processo longo e para que ocorra, devem ser cumpridos vários passos, entre eles a denúncia, a acusação e o julgamento.

O artigo 86 da Constituição refere as medidas tomadas caso o Presidente da República seja de fato impugnado, a primeira das quais a suspensão de suas funções.

O Poder Legislativo gere todo este processo. Para ser aprovado na Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment deve ter no mínimo 2/3 (dois terços) dos votos dos parlamentares. Caso seja aprovado na Câmara, o pedido segue para o Senado Federal, para votação dos senadores.

Depois da aprovação no Senado para a instauração do processo de impeachment, a pessoa que é alvo do processo é afastada do cargo até 180 dias, sendo que até o final deste período deve ocorrer o julgamento final, onde são precisos 2/3 (dois terços) dos votos dos senadores para afastar definitivamente a pessoa julgada do seu cargo político.

significado de Impeachment está nas categorias: GeralExpressões em Inglês