sábado, 18 de junho de 2016

A EXTENSÃO DA NOVA ALIANÇA



ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA
Departamento de Educação Cristã
Pastora, Maria Valda

19 de junho de 2015


Lição 12


A EXTENSÃO DA NOVA ALIANÇA

Leitura Bíblica em Classe:
Mateus 9. 1 – 8; Lucas 10. 8, 9


TEXTO ÁUREO

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”
(João 20.21)



Objetivos

§   Compreender que a salvação implica em transformação de todas as dimensões de nossa existência

§      Conhecer a relação estabelecida entre Redenção e Transformação


Introdução: - A salvação traduz-se na experiência da rendição completa e irrestrita à autoridade do Senhor Jesus Cristo (Rm 10: 9,10), e essa entrega incondicional implica - a partir de agora, aqui na terra, em transformação de todas as dimensões da existência.


Salvação = É uma Milagrosa Transformação Espiritual que se efetua na alma e na vida da pessoa que pela fé recebe a Jesus Cristo como Salvador. (Rm 10: 9,10)


A salvação é somente pela fé, não temos que fazer esforço nenhum para ser salvo, somente CRER. Porém precisamos manter a nossa salvação através da vida Cristã. Ef 2: 8,9.

A Salvação é o primeiro passo para a vida eterna.


    I.  O CONCEITO DE REDENÇÃO

A palavra redenção, no texto bíblico, remete a ideia de pagamento de um preço para o resgate da liberdade de um escravo ou para a soltura de um prisioneiro (1Tm 2:6; Rm 3:24; Cl 1:14).

Cristo pagou o resgate de nossas vidas com o Seu próprio Sangue (1Pe 1:18,19) e então libertou-nos das exigências da Lei e das maldições do pecado para nos fazer filhos de Deus (Gl 3:13; 4:5).


Redenção = É o processo pelo qual o homem pecador é resgatado da prisão do pecado e entrar num relacionamento com Deus por meio da sua graça e do pagamento do preço feito pela morte do de Jesus na Cruz. (Ef 2:1-7).


1.1.       A extensão do ato redentivo

A graça de Deus é capaz de promover a redenção de um povo, não apenas no âmbito espiritual, mas também no seu aspecto secular, influenciando seus cidadãos a atuarem no positivamente em diversas áreas inter-relacionadas da sociedade (Economia, Educação, Direitos humanos etc.). (Jn 1:2)

Tanto no coletivo, tanto no individual o Senhor usa homens e mulheres transformados por seu Espírito para transformarem a sociedade em vivem.

Somos as testemunhas da Nova Aliança que temos Missão de mostrar a Salvação através das Palavras, principalmente também de nossas ações com nossa vida.


1.2.         A amplitude da graça de Deus

A Graça é favor imerecido e espontâneo de Deus, uma vez que essas benesses se estendem a toda a criação (humanidade), vejamos algumas delas:

·              A graça de Deus trouxe salvação à humanidade (Ef 2:8).
·              A graça de Deus nos reconciliou com ele (2Co: 5:18 e 19).
·              Deu-nos acesso direto ao Pai (Rm 5:2)
·              Tornou-nos filhos de Deus (Jo 1:12)
·           Todas as pessoas alcançadas pela graça recebem de Deus a oportunidade de serem salvas por ele, e serem redimidas, automaticamente elas passam ter o Espírito dentro delas, lhes dando um novo propósito a sua existência. (At 20:24


 1.3.              O Tríplice Significado da Redenção

·            Pagar o preço do resgate por alguma coisa ou por alguém (Hb 9:12)
·            Remover-nos de um mercado de escravos (Gl 3:13 e 14).

·           Efetivar um completo livramento de um escravo ou prisioneiro, dando liberdade perfeita e definitiva. (Rm 8:22-23; 3:24; 1Co 1:30).

1.4.         As benesses da Redenção através da Salvação


·         Justificação – é quando Deus declara nossa mudança de posição, ou seja, de injusto para justo, de réu condenado a liberdade sem culpa. (Rm 3:24-26).

·      Regeneração – é a obra sobrenatural e instantânea de Deus que outorga nova vida ao pecador (Tt 3:5)

·      Adoção – é a filiação divina e espiritual, outrora filho da ira, agora é filho de Deus (Jo 1:12; Ef 2: 3).

·      Santificação – é o processo de mudança diário, renunciando a si mesmo para agradar o santificador (2 Co 5:17).


  II.  A VIDA TRANSFORMADA DOS QUE FORAM REDIMIDOS

Transformação segundo o Comentarista é a mudança ocorrida em todas as dimensões do ser humano.

As mudanças ocorrem quando passamos a entender que realmente somos serem imperfeitos e que necessitamos parecer com o nosso Salvador.

a.        Transformação no caráter pessoal

Mediante a nova vida em Cristo que passamos a ter, passamos pra uma nova posição em Cristo, outrora mortos em pecado e delitos, agora ressuscitados com ele na riqueza de sua misericórdia. (Ef 2: 1-4).

Assim como os Apóstolos foram transformados, precisamos ser também para que possamos testemunhar com nossa vida o que realmente cremos e vivemos boas obras foram feitas por Deus para que andássemos nelas (Ef 2:10).

b.       A transformação caráter coletivo

Como vemos na Palavra de Deus, o Senhor usa pessoas simples para fazer grandes coisas e as pessoas simples primeiramente são transformadas, mudadas para que através delas o TODO possa ser salvo, mudado, livrado e etc.

O Caso de Jonas é interessante, onde vemos a Nação de Nínive ser salva através de sua Pregação.

Pode parecer impossível, mas se a pregação vem do Espírito de Deus sem dúvidas que teremos pessoas salvas.

Assim também nos dias atuais, o Senhor transforma uma pessoa para salvar a família, os amigos, parentes, colegas de trabalho etc.


2.3.   A transformação em nossas emoções – Vida Interior

Ao nos convertermos damos uma volta de 180° em nossa vida mudamos drasticamente o rumo ou percurso de nossa história, porém nossos são convertidos, eles são retirados ou controlados de nosso esforço e outras vezes com a ajuda do Espírito Santo. (Gl 5:22).

Essa mudança que sofremos no mundo não anula a nossa natureza pecaminosa, mas a mesma enfraquece sempre que estamos nos tornando mais parecidos com o Senhor.

O Senhor Jesus certa vez disse: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas sim o que sai da boca, isto, sim contamina o homem. Mt 15:11.

O Senhor Jesus estava dizendo que a contaminação é do que sai, por que o que sai dos nossos lábios é justamente o que geramos em nossa alma, se será bom ou ruim, vai depender do que estamos nos alimentando, se é de Deus ou das coisas mundanas.1Co 15:33.


Conclusão: - Não temos como ser transformados sem termos sidos redimidos, uma vez redimidos, somos levadas as mudanças necessárias para que tenhamos uma vida cristã em crescimento e abundante. O Apostolo Paulo escreve aos Coríntios, “sedes firmes, constantes e sempre abundantes na obra do Senhor”. (1 Co 15:18).



                                              Lição Elaborada por,
                                              Presb.º. Luiz Afonso

Super. EBD

LUIZ AFONSO - E DULCINETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário