1. SEJA PONTUAL.
HONRE AQUELES QUE HONRAM SUA PALAVRA
Estabeleça um
horário para começar e terminar o culto. Comete erro grave o dirigente que
anuncia o início e término do culto para um determinado horário e não cumpre
com sua palavra. Isto não quer dizer, entretanto, que tenhamos que ser radicais
ao ponto de não admitirmos uma tolerância, ressalvado o disposto no item 10.
O dirigente que com
frequência começa o culto após o horário oficialmente anunciado, comete dois
graves erros:
a) honra os
retardatários e desonra os membros pontuais;
b) o obreiro que promete
e não cumpre sua palavra corre um sério risco de perder sua reputação perante a
igreja. Em breve falará e não será ouvido;
2. ADMINISTRE BEM O TEMPO DO CULTO
Temos notado que em
determinados cultos, se estiverem presentes 10 pastores, o dirigente em
detrimento da ordem do culto, se acha na obrigação de distribuir oportunidades
para os dez pastores darem uma “saudação” o que constitui um erro e contribui
para que cada vez mais os membros se sintam desmotivados para voltar ao culto.
O dirigente do
culto precisa entender que os membros, visitantes e departamentos é que devem
se ajustar ao seu programa de culto e não o contrário. O dirigente do culto
deve distribuir as oportunidades DE ACORDO COM O TEMPO DETERMINADO PARA DURAÇÃO
DO CULTO ainda que tenha que sacrificar algumas oportunidades, tudo em
benefício da boa ordem;
Outra boa medida de
administração do tempo do culto é adotar o hábito de se fazer os anúncios da
semana durante o transcorrer do culto (melhor ainda se for via data
show) e NUNCA APÓS A MENSAGEM. O culto deve terminar no clímax que é a
mensagem e não como temos visto com frequência: o pregador acaba de entregar
uma mensagem poderosa e em seguida desce sobre a igreja aquela “ducha de água
fria” dos anúncios da semana que quase sempre não prendem a atenção da igreja;
3. TORNE O CULTO DINÂMICO E DIVERSIFICADO
Torne o culto menos
rotineiro e mais variado e atrativo. Lembre-se de que tudo que é novo cria uma
expectativa e desperta o interesse enquanto por outro lado, tudo que é
repetitivo e rotineiro se torna monótono e enfadonho e é assim que muitos
cultos se têm transformado: monótono e enfadonho porque a pessoa já vem para
culto sabendo exatamente o que vai acontecer: três hinos da harpa, senhoras,
mocidade, coral etc.…
Procure surpreender
e encantar os membros, variando a ordem de oportunidades, trazendo de vez em
quando um pregador de fora, um cantor; mude o esquema das ofertas de vez em
quando, solicitando aos membros que depositem suas ofertas a frente do altar
(púlpito), enfim, não tenha medo de mudar;
4. DÊ PRIORIDADE A MENSAGEM
Priorize a
mensagem. O tempo ideal a ser reservado para a mensagem é de 40 (quarenta)
minutos. O tempo médio é de trinta minutos. Menos que isso é inadmissível. Por
outro lado, sermão com duração acima de 60 minutos, via de regra, é
contraproducente porque normalmente peca pela prolixidade (fala muito e diz
pouco). A mensagem é o coroamento do culto. Nada pode roubar o tempo a ela
reservado. Por sua vez, não deve o dirigente escolher qualquer pessoa para
pregar ou mesmo escolher “a laço” na última hora. O bom dirigente é aquele que
programa com antecedência uma escala mensal de pregadores dando oportunidade
para, pelo menos, um pregador “de fora” uma vez por mês. Os pregadores
selecionados devem ser aqueles que pregam uma mensagem centrada em Cristo
(Cristocêntrica) e na Bíblia (Bibliocêntrica) e não aqueles que ficam contando
historinhas, gritam o tempo todo ou os famosos triunfalistas (não pregam ajuda
do alto e sim autoajuda). Estes devem ser descartados.
5. CRENTE CONSCIENTE ASSISTE OU PARTICIPA DO
CULTO?
É importante que o
dirigente antes e/ou durante cada culto conscientize com base na Palavra de
Deus, sobre o significado e importância do culto enfatizando aos membros
presentes que nós não viemos a igreja para assistir ao culto, mas sim para
participar do culto. Quem faz o culto somos nós.
6. FAÇA DO MOMENTO DAS OFERTAS UM PONTO ALTO DO
CULTO
Não faça do momento
da oferta um momento qualquer. Prepare a mente, o coração e o bolso dos membros
de sua congregação para o momento da CONSAGRAÇÃO DAS OFERTAS. Em poucas
palavras e com fundamento Bíblico mostre a congregação sobre o significado das
ofertas e de seu valor como parte da mordomia cristã e de que esta representa
também uma expressão de adoração a Deus e reconhecimento de sua soberania.
Nunca diga: vamos tirar às ofertas (quem tira (saqueia) as ofertas é o diabo).
Nós consagramos nossas ofertas a Deus. Nunca diga: vamos cantar o hino de n. º
tal para recolher as ofertas. Nós não cantamos hino para (com o fim de)
recolher ofertas mas para adorar a Deus. O correto é: Enquanto vamos consagrar
nossas ofertas a Deus vamos louvá-lo com o hino n. º tal. Outra dica: não
ore pelas ofertas antes de seu recolhimento; o certo é orar consagrando as
ofertas depois de seu recolhimento;
7. DÊ OPORTUNIDADE PARA QUEM SABE
Dê oportunidade ao
maestro do coral ou ao regente da banda ou a um irmão que reconhecidamente
tenha dotes musicais para dirigir os cânticos do hinário cristão de sua igreja
na abertura do culto (se for o caso). É lamentável ver dirigentes totalmente
desafinados que forçam a barra e insistem em fazer aquilo para o qual não tem
vocação, roubando a vez de quem sabe ou causando desordem no culto.
8. O LOUVOR CONGREGACIONAL PREPARA A IGREJA
PARA A MENSAGEM
Selecione e
treine um grupo que ficará encarregado de ministrar um período de louvor
congregacional com a igreja, de preferência antes da mensagem. Reserve pelo
menos 20 minutos para o ministério de louvor. As pessoas que deverão compor
este grupo devem ser pessoas espirituais e comprometidas com a Palavra.
9.
QUEM FOR BEM TRATADO VOLTA, QUEM NÃO FOR…
“O povo entra onde
for convidado e fica onde for bem tratado.” Por isso é importante que o
dirigente se preocupe e muito com as pessoas encarregadas de receber os membros
e visitantes, escolhendo pessoas que sejam pontuais, simpáticas e bem
relacionadas. No final do culto o dirigente, após a benção apostólica, deve se
dirigir a saída do templo onde cumprimentará a cada irmão ministrando-lhes a
benção individual e convidando-o para voltar no próximo culto; esta prática é
altamente salutar. Ajuda a aproximar o dirigente dos membros o que é muito
importante.
Outro detalhe
importante. Respeite a privacidade dos visitantes. Evite incomodá-los anotando
seus nomes e sua religião. Isso muitas vezes acaba constrangendo as pessoas. O
momento de saudação aos visitantes deve ser o mais objetivo possível, sem
necessidade de citar nominalmente cada um, o que além de demandar muito tempo,
ainda sujeita o dirigente a cometer injustiça com quem deixou de ser citado
nominalmente por esquecimento ou outro motivo qualquer. Já fui a um culto, onde
a irmã disse do púlpito: “temos aqui o irmão fulano que é desviado”. Nada mais
absurdo!
10. BUSQUE INCANSAVELMENTE A SENSIBILIDADE DO
ESPÍRITO
Todos os princípios
acima aludidos deverão estar sob o comando do Espírito Santo. O dirigente deve
ser sensível à voz do Espírito Santo para dirigir o culto debaixo de sua
direção. O Espírito Santo é quem pode melhor revelar ao dirigente as
necessidades da igreja naquele culto e orientá-lo em como deve conduzi-lo. Isto
não quer dizer, entretanto, que o Espírito Santo nos exime de fazer a nossa
parte na boa administração do culto. Muitos são os que terminam o culto às 22
hs., e se querem se escudar no Espírito Santo para justificarem seus erros. O
Espírito de Deus é um espírito de ORDEM.
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Espero
sinceramente, que estes princípios possam auxiliá-lo na direção do culto para o
bem da Obra de Deus. Não é minha pretensão esgotar o assunto ou impingir um
sistema ou mesmo causar uma ingerência no trabalho que nossos colegas pastores
já vêm desenvolvendo a frente de suas igrejas. Meu objetivo não é outro senão
ajudar pois “O HOMEM SÓ DEIXA DE APRENDER QUANDO MORRE E QUEM ACHA QUE JÁ SABE
TUDO É PORQUE ESTÁ MORTO E AINDA NÃO SABE”
Dr. José Wellington Fagundes Marins,
Casado, pai de 2 filhos graduado
pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas,
com curso de pós graduação pela FEMPERJ –
Fundação Escola do Ministério Público – RJ.
Fonte:
http://www.destakenewsgospel.com.br/2013/10/20-dicas-para-ser-bem-sucedido-em-sua-carreira-profissional/