terça-feira, 17 de maio de 2016

QUANDO A IGREJA INVESTE CERTO



QUANDO A IGREJA INVESTE CERTO
“A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. ” Provérbio 27:7
Por Theophilo de Oliveira




 Quando a igreja investe certo


Nada é mais infrutífero do que uma igreja cheia de conforto. Quanto mais buscamos ao Senhor   e buscamos obedece-Lo, mais iremos perceber que Ele nos pede para sermos simples. Isso significa que os gastos de uma igreja nos contam quais são seus sintomas e o quanto ela está disposta a obedece-Lo.

Igrejas que gastam constantemente com seu prédio pouco gastam com orfanatos. Igrejas que gastam com seus músicos e instrumentos, pouco gastam com seus missionários. Igrejas que gastam muito com atividades, bancos macios e ar central, gastam ainda muito pouco com aquilo que realmente importa.

Só existem três coisas que podemos dar realmente a Deus. Nosso amor, nosso tempo e nosso dinheiro. O engraçado é que se damos nosso dinheiro para todas as coisas que nos importamos realmente, tanto o nosso amor quanto nosso tempo é perdido. O contrário é verdadeiro também.

Se damos nosso amor àquilo que realmente importa, tanto nosso tempo quanto nosso dinheiro vão junto. “Onde está teu tesouro aí está teu coração”.

Gastar bem o dinheiro como igreja é ter sabedoria e não apenas ser filantrópico. Jesus nunca nos pediu para sermos filantrópicos, ele ressaltou que se realmente obedecermos a Ele vamos entender a importância de cada coisa.

Igrejas conservadas são importantes e tetos que não caiam sob nossas cabeças também, mas isso não significa que a Igreja deva se preocupar com isso quase que sempre. Nosso dinheiro é nosso amor. Gastar com aquilo que Jesus nos chama a obedecer é dizer a Ele que O amamos.

Se gastamos na nossa “Casa”, bem, quer dizer que nos amamos.

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.



MALAFAIA É MAIS ADMIRADO PELOS BRASILEIROS DO QUE LULA

16/05/2016 - 11:00

Malafaia é mais admirado pelos brasileiros do que Lula

Silvio Santos ocupa o primeiro lugar da pesquisa do YouGov

Malafaia é mais admirado pelos brasileiros do que LulaMalafaia é mais admirado pelos brasileiros do que Lula
Segundo uma pesquisa do Instituto britânico YouGov, a personalidade mais admirada do Brasil em 2016 é o apresentador Silvio Santos. Ele lidera o ranking com 11,8% dos votos, sendo o segundo colocado, Joaquim Barbosa, que teve 8,8% dos votos. Seguem personalidades estrangeiras como Bill Gates e Barack Obama. O juiz Sergio Moro está em sexto, aparecendo pela primeira vez no ranking anual do site.
Com 2,8% dos votos figura o pastor Silas Malafaia, presidente do ministério Vitória em Cristo. Ele ocupa o 11º lugar da lista, que tem 30 nomes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou uma posição abaixo, com 2,7%. Em vigésimo aparece outro pastor, Billy Graham, que curiosamente é mais mencionado que o papa Francisco (21º).
A categoria feminina é dominada por atrizes. Em primeiro, Angelina Jolie, com 11,9% dos votos, seguida de Fernanda Montenegro, que teve 8,4%.  A jornalista Raquel Sheherazade surge em quarto lugar. A presidente afastada Dilma Rousseff curiosamente ocupa a mesma posição no ranking feminino que Lula no masculino. A ex-candidata a presidente Marina Silva é a 21ª.
Para efeitos de comparação, na pesquisa de 2015 o papa era o primeiro e Silvio Santos estava em segundo. Lula era é o sétimo. Malafaia não figurava no levantamento. Na ala feminina, a mudança foi bem menor. Angelina Jolie e Fernanda Montenegro ocupavam as mesmas posições no ano passado. Dilma era a quinta e Sheherazade não figurava.
Embora não muito conhecido no Brasil, o YouGov é referência em pesquisa de mercado, usando métodos modernos online. A metodologia usada é a mesma em vários países do mundo.
Este ano, entrevistaram participantes de 30 nacionalidades. Na primeira parte, os internautas deviam indicar um homem e uma mulher vivos que mais admiravam. Uma lista prévia de 20 personalidades globais foi montada e acrescidos de dez nomes de homens e o mesmo número de mulheres, desta vez pessoas populares em seu país. Foram ouvidas 31 mil pessoas.
A situação política do país e o contínuo crescimento do número de evangélicos no Brasil podem ser os principais fatores que impulsionaram para o topo da lista a presença de personalidades com perfil mais conservador e que professam abertamente sua fé em Deus.
Confira a lista completa das pessoas mais admiradas, segundo o YouGov:
Tabela---Personalidades
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/malafaia-mais-admirado-que-lula/?utm_source=onesignal&utm_medium=web&utm_campaign=push

A RADIOGRAFIA DA BRUTALIDADE


A RADIOGRAFIA DA BRUTALIDADE
     Números de Casos de Estupro no País e no Exterior




           No Brasil

1)            A cada 12 segundos uma mulher é violentada.

2)            54% dos estupros são cometidos pelo marido.

3)            60% das mulheres já foram agredidas ou violentadas por homens.

4)            Só 7% dos estupros são cometidos por pessoas desconhecidas.

5)            Apenas 14% das vítimas de agressão sexual notificam a ocorrência do crime.

6)           Uma (1) em cada 10 mulheres sofre ao menos um estupro na vida – na maioria, os algozes são homens conhecidos.


           No Mundo

1)           De cada 5 mulheres, 1 será vítima ou sofrerá uma tentativa de estupro até o fim da vida.

2)    1 bilhão de mulheres já foram espancadas ou estupradas, ou seja 1 em cada 3 mulheres no planeta foram submetidas a algum tipo de abuso.

3)            20% das mulheres é alvo de estupro.

4)     Nos Estados Unidos, 1 mulher é agredida pelo marido ou parceiro a cada 15 segundos.

5)            Na França, 25 mil mulheres são estupradas por ano.

6)            20% das mulheres foram vítimas de abuso sexual na infância.

 Relatório da Anistia Internacional, Conselho Estadual de Direitos da Mulher (Cedim) e ONG Cfemea e Instituto Patrícia Galvão.

10 REGRAS INFALÍVEIS PARA VIVER O CASAMENTO DOS SONHOS





Regra 1 – Reveja as suas expectativas, pois não existe casamento dos sonhos

Expectativas são sonhos que temos, desejos de vida. Não é errado ter expectativas boas, mas é errado acharmos que todas as nossas expectativas irão acontecer como e quando queremos. O casamento dos sonhos definitivamente não existe. Mas isso não significa que não possamos ter um casamento que nos realize. O casamento não é uma conta de matemática com resultado objetivo, não é somar dois mais dois e obter quatro. Por isso, é muito importante que cada um dos cônjuges esteja sempre revendo suas expectativas, observando o mundo real e adaptando seus desejos e sonhos para a vida a dois, pautados agora pela realidade e não mais por expectativas inalcançáveis. Sendo mais realista você se frustrará muito menos.

Regra 2 – Tragam Jesus para o centro

Muitos casais sofrem em um casamento infeliz porque Deus não está no centro. Um casamento centrado, sólido, tem Deus como alicerce. Por isso, tragam Deus para dentro do relacionamento. Orem juntos, participem da obra de Deus juntos, contribuam juntos, evangelizem juntos. E o principal, resolvam seus problemas tendo por base as orientações da palavra de Deus. Isso faz com que Deus esteja ainda mais presente no relacionamento e ele seja uma bênção!

Regra 3 – Diálogo sempre e em qualquer situação

O diálogo é a principal arma que o casal tem para ter um casamento equilibrado. Casais que não conversam, que não expõe seus pensamentos, que não falam sobre sua vida a dois, trabalho, família, problemas, etc., tendem a isolar-se e o relacionamento acaba esfriando. Dialogue com todos os dias, nunca deixe de falar com seu cônjuge, fale sobre tudo, esteja atento para dialogar, o que exige, claro, o ouvir e o falar de forma amorosa um com o outro.

Regra 4 –  Nunca use as acusações

Por mais problemático que seja o problema, por mais que seu cônjuge seja culpado em algo que vocês estão passando, as acusações nunca são o melhor caminho para se resolver problemas e desilusões. Um casal que dialoga aprenderá a reconhecer seus erros sem que alguém precise apontar o dedo em sua cara. Por isso, como casal, procurem conversar mais sobre soluções do que sobre acusações. Isso é um ato de amor e um ato que promove a paz no lar.




Regra 5 – Cuide da relação

A correria do dia a dia, os compromissos com trabalho, às vezes com filhos, etc., geralmente tomam grande tempo do casal, que acaba por dedicar-se a cada uma dessas coisas de uma forma isolada. É preciso cuidar para que haja tempo para cuidar da relação. Sair juntos, viajar, passear numa praça, enfim, não importa muito se o custo é alto ou baixo, o importante é achar saídas para cuidar da relação. Se negligenciamos a relação ela sofrerá danos. É como uma plantinha que fica sem ser regada e cuidada. Logo ela vai murchando e secando.

Regra 6 – Divida tarefas

Em muitos lares o casamento tem ido mal por causa da divisão malfeita das tarefas do lar. Homens machistas acabam se pondo em um papel de apenas observar as coisas e nunca colocar a mão na massa. Não é difícil encontrar mulheres estressadas e cansadas enquanto os homens estão deitados no sofá assistindo tevê. Uma divisão mais equilibrada das tarefas do lar será uma benção para o casamento. Quando os dois estão engajados, quando reconhecem o esforço um do outro e colaboram entre si, isso fortalece o amor e a admiração, o que reflete muito positivamente no relacionamento e ajuda o casamento a ser uma bênção.

Regra 7 – Administrem o dinheiro juntos

Brigas por causa de dinheiro são as mais comuns nos relacionamentos. Elas geralmente acontecem por causa da visão diferente de homem e mulher sobre o que fazer com as finanças. Um casal precisa andar junto também na área financeira. Por que não fazerem juntos a contabilidade da casa, verem os gastos, as receitas, onde está indo o dinheiro? Por que não decidirem juntos sobre o que fazer com os ganhos da família? Por que não sonharem juntos, construírem o futuro financeiro juntos? Um casal que administra juntos as suas finanças, com confiança e comprometimento, vai muito mais longe em termos de sucesso financeiro da família e do casamento do que aqueles que não compartilham essa área de suas vidas um com o outro.

Regra 8 – Surpreendam um ao outro

É muito fácil o casamento cair na rotina. Isso acontece e não é algo tão negativo como alguns pensam. Rotinas fazem parte da vida em qualquer área. Porém, um casal inteligente, busca usar a surpresa como um fator de animação na relação. Surpreenda de vez em quando, faça algo diferente, fora da rotina. Faço algo que você saiba que deixa seu cônjuge feliz, que vai alegrá-lo. Isso traz mais força para o amor.

Regra 9 – Cuide das interferências externas

Interferências externas podem ser muito prejudiciais para a relação de marido e mulher. Interferências de amigos, de familiares, do trabalho, da igreja, enfim, interferências que quebrem o equilíbrio do lar devem ser resistidas. O casal deve dialogar muito e não permitir que essas interferências continuem caso elas estejam prejudicando o relacionamento. Por exemplo: um casal pode ser muito abençoado se relacionando com a família um do outro. Porém, quando a família começa a causar conflitos entre o casal, é preciso impor limites de comum acordo para que as interferências externas provoquem desequilíbrio interno.

Regra 10 – Use as palavras com sabedoria

Quem nunca começou uma conversa amigável com seu cônjuge e, de repente, por alguma palavra que ele disse, ou mesmo pelo tom de voz que usou, começou uma briga? Isso acontece o tempo todo. Por isso, devemos ser sempre sábios na forma como nos expressamos no casamento. Muitas brigas bobas acontecem pelo tom de voz usado, voz alta, ou mesmo por palavras irônicas e pesadas ditas um ao outro. Por que não pensar em um uso mais sábio das palavras? Se sua esposa, por exemplo, está nervosa, não use palavras de provocação. Seja sábio! Se o marido teve um dia estressante no trabalho, por que não deixar para falar de outros problemas mais tarde? Por que não usar palavras de carinho, consolo, de amor para que ele se acalme. O bom uso das palavras, com sabedoria, faz toda a diferença para um casamento de sucesso!

Regra bônus – Cultive a prática de fazer pedidos

Uma boa forma de evitar conflitos dentro do casamento é usar a técnica de fazer pedidos ao invés de usar as palavras de forma agressiva. Imaginemos que o marido chega do futebol e deixa tudo jogado na sala: meia, tênis, short, camisa. A reação mais instintiva é quase que amaldiçoá-lo, gritar e mostrar o erro dele jugando cada uma dessas peças na cara dele! Mas como ficaria essa situação usando a técnica do pedido e as nossas dicas? – Amor, posso falar com você um minuto? – Claro, responde o marido. – Querido, eu tenho me dedicado muito para deixar nossa casa sempre organizada e fico muito chateada quando você chega do futebol e deixa as coisas pelo chão. Da próxima vez, você pode colocá-las lá para lavar, por favor? Qual das duas abordagens você acha que terá sucesso? Essa é a magia do casamento: Saber superar as diferenças e nos comunicar da melhor forma possível, resolvendo as diferenças de forma sábia!






AS BASES DA VIDA COM DEUS






AS BASES DA VIDA COM DEUS


Texto áureo:

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. (João 14:24)


Verdade prática:

A vida com Deus possui quatro pilares importantes, a edificação destes pilares gera um crescimento firme e sólido na vida cristã.


Leitura bíblica em classe:

Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque

Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. (Hebreus 5:8-12)



Introdução: -  A meditação na palavra de Deus é o estudo de um manual para vida Cristã, nele aprendemos como Jesus pensava e agia mediante os acontecimentos da vida, e como devemos nos comportar frente a sociedade e aos nossos próprios desejos pecaminosos, lendo a palavra diariamente crescemos em maturidade espiritual.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais (ver Hebreus 4:15). No Jardim do Getsêmani, Ele orou ao Pai, dizendo: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Por Jesus ter sido obediente à vontade do Pai em todas as coisas, tornou possível a salvação para nós.

Além de ser obediente, Jesus descobria a vontade de Deus por meio de oração constante e fervorosa de dia e de noite, Jesus também jejuou no deserto por 40 dias e noites (Mateus 4:1-2). Desta maneira Jesus nos deixou o exemplo para desenvolver nossa vida Cristã.


I.    OBEDIÊNCIA. -  Obedecer a Deus é o primeiro rudimento da palavra de Deus, sem obediência não é possível caminhar na vida cristã, visto que viver uma vida a maneira de Cristo é obedecer a vontade de Deus.

 “Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado levando para a morte, ou da obediência levando para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6:15-18)

De acordo com esta passagem uma pessoa é servidora da pessoa à qual ela obedece. Existem duas opções à escolha uma, em obedecer ao pecado, o que significa que ela vai servir ao pecado, ou, a segunda, obedecendo de todo o coração a Deus e à sua doutrina, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: é impossível uma pessoa servir honestamente a Deus se o seu coração não obedece a Ele. Não importa quão ativos somos em atividades religiosas, o que importa é quão OBEDIENTES somos a Ele, porque é a nossa obediência e a quem nós obedecemos que determinam a quem servimos na realidade.


II.        ORAÇÃO

2.1. A oração é a vontade de Deus

Este é um princípio que Deus estabeleceu para cumprir sua vontade. Ele espera que seus filhos lhe peçam, do contrário a vontade de Deus não se cumprirá (Isaías 45.11; Ezequiel 36.37). Devemos pedir em nome de Jesus (João 14.13,14; 16.23-24). Pedir no nome de Jesus é pedir em lugar dele, isto é, de acordo com os interesses dele; pedir o que ele pediria porque é da sua vontade.

2.2. Como Jesus ensinou a orar?

a)      SINCERIDADE (Mateus 6.5,6);

b)      SIMPLICIDADE;

c)      HUMILDADE (Lucas 18.9-14);

d)     PERSISTÊNCIA (Lucas 11.5-8);

e)      INTENSIDADE (Lucas 11.9-10), isto é, com desejo intenso.


III.      LEITURA E ESTUDO DA PALAVRA

2.1 Como devemos ler a palavra de Deus

a)  Ler com oração, pedindo que o Espírito Santo nos revele o entendimento da palavra, e guarde no nosso coração e mente.

b)   Memorizar as verdades centrais da Palavra

c)  Devocional: Nesse tipo de leitura a ênfase está em particularizar a Palavra, não levando em conta o aspecto histórico, doutrinário, etc. Se lê poucos versículos, meditando, “ruminando” a Palavra para extrair tudo para nossas vidas, em caráter pessoal.

d) Sistemática: Nessa tomamos a Palavra como um todo, de maneira ordenada. Iniciamos em Gênesis e terminamos em apocalipse, lendo todos os capítulos em ordem.


2.2. O que a palavra de Deus produz em nós?

a)      ORIENTAÇÃO (Salmo 119.105)

b)      ESTABILIDADE (Efésios 4.14)

c)      SABEDORIA (Salmo 119.99-100)

d)     VITÓRIA CONTRA O PECADO (Salmo 119.11)

e)      PAZ (Salmo 119.165)

f)       ESPERANÇA (Romanos 15.4)

g)      REVELAÇÃO (Hebreus 4.12)


IV.    JEJUM

4.1. Tipos de Jejum.

a)    NORMAL (Mateus 4.2). É a abstenção de alimentos sólidos e líquidos (com exceção de água), por um ou mais dias.

b)     ABSOLUTO (Atos 9.9; Deuteronômio 9.9; I Reis 19.8). É a abstenção total de comida e de água. Não deve durar muito tempo, pois é prejudicial à saúde. O jejum de Moisés e de Elias (absoluto por 40 dias) foi sobrenatural.

c)    PARCIAL (Daniel 10.3). É uma restrição na dieta diária, e não uma abstenção completa.


4.2. Propósitos do Jejum.

a)   Santificação individual (Salmo 69.10; 35.13). O jejum é um corretivo divino; nos prepara, quebra o orgulho e humilha a alma.

b)   Para que Deus nos ouça (Esdras 8.21-23; Neemias 9.1-3). O jejum dá poder às orações. A oração é a guerra contra as forças opositoras. O jejum expressa, aprofunda e confirma o que pedimos p/ o reino de Deus.

c)    Para fazer com que Deus mude a direção das coisas (Jonas 3.4-10). Aqui, a cidade prevaleceu pelo jejum e oração.

d)    Para soltar os cativos e derrotar a Satanás (Isaías 58.6; 49.24-25). O jejum dá força e poder contra Satanás. Obriga-o a soltar os homens que são seus escravos.

e) Para receber revelação (Daniel 9.2-3; 21-22). Necessitamos constantemente de revelação de Deus para nossas vidas.

f)    Para subjugar o corpo (I Coríntios 9.27; Êxodo 16.3; Números 11.4-5) O jejum nos ajuda a disciplinar o corpo. Os apetites do corpo são lícitos mas temos que tê-los sob controle; o físico submisso ao espiritual.


Conclusão: -  Deus quer de nós é que ajamos de forma justa, que amemos a misericórdia e de andemos humildemente com Ele, que possamos ter uma vida de obediência e oração constante. “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” (I Pedro 5:6). Desobediência, fazendo o que o Senhor não disse ou não fazendo o que o Senhor disse, é uma ação separada de Deus. Não importa o que façamos ou as intenções que possamos ter. O que importa é se aquilo que está a ser feito vem da obediência a Deus, como o sacrifício de Abraão, ou por desobediência, como o sacrifício que Saul disse ser sua intenção fazer.

Devemos ter uma disciplina de leitura e meditação da Palavra de Deus. Não devemos afrouxar nem um pouco nesse ponto. Quando nos distanciamos da leitura constante da Palavra de Deus corremos o risco de cair no fanatismo, misticismo, evolucionismo, em todo tipo de heresia, e nos desviar pelo esfriamento espiritual.

O jejum foi realizado no antigo e novo testamento, mas alguns grupos tido como “cristãos” dizem que o jejum é parte da lei e que, portanto, na graça não há necessidade de jejuarmos. Isso contraria as palavras de Jesus que diz “Quando jejuardes” (Mateus 6:16) e não “se jejuardes”. Também contraria as palavras do apóstolo Paulo que diz “em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns” (II Coríntios 6:5).



Sugestão de leitura:

Crescimento Por Meio da Obediência - Christian Clayton
Oração e Jejum - Gordon Lindsay
O jejum bíblico – Jerry Falwell
Métodos de estudo bíblico - Howard F. Vos



https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

                                                    

PEDRO LAGE
Lição Elaborada por, Pedro Lage