Google+ Followers

quinta-feira, 9 de abril de 2015

TODO BOM PROFESSOR DEVE TER




É também necessário reconhecer que os estudantes podem estar com problemas e, por isso, fazer ajustes podem ser necessários para que eles continuem acompanhando as aulas


Quem assistiu ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos” sabe que o personagem de Robin Williams é tido pelos seus alunos como um bom professor. Se você deseja ser visto assim pelos estudantes da sua classe, conheça algumas atitudes que todo bom professor tem e reflita sobre seus métodos.


1 – Dar Exemplo

Imagine a seguinte situação: os alunos começaram a usar muito as redes sociais na sala de aula e, por isso, o desempenho da turma caiu. Diante disso, o professor decidiu que a melhor maneira de lidar com isso seria proibir o uso de aparelhos durante a aula. Contudo, ele mesmo continua usando o celular na escola, inclusive durante suas exposições, ainda que seus objetivos não tenham relação com a aula. Num cenário como esse, as chances dos alunos respeitarem esta regra são mínimas. O professor deve ser o exemplo para os alunos, mostrando o caminho para que eles desenvolvam as competências necessárias. Portanto, se ele decidiu colocar em vigor uma medida como essa, ele também deve segui-la. 


2 – Adaptar-se

Muitas vezes, a linha de raciocínio tradicional transmitida nos livros não é compreendida pelos estudantes imediatamente. Por isso, o professor deve saber aproximar o conteúdo didático do universo dos estudantes. Aulas práticas, músicas, filmes, atividades em grupo. São muitas as possibilidades para fazê-lo de modo eficiente, basta que o docente saiba como se adaptar e relacionar o tema a cada situação. É também necessário reconhecer que os estudantes podem estar com problemas e, por isso, fazer ajustes podem ser necessários para que eles continuem acompanhando as aulas. Pense "fora da caixa" para que ele consiga na escola encontrar motivação para seguir em frente.

3 – Dedicar-se

Educar crianças e jovens é um trabalho que exige dedicação. Preparar-se para as aulas, buscar materiais de apoio de fácil acesso aos estudantes, disponibilizar tempo para que eles tirem suas dúvidas. Embora seja cansativo em alguns momentos, o resultado compensa. Além disso, ao demonstrar dedicação com seu trabalho, seus alunos se sentirão motivados a fazer o mesmo, já que você está dando o exemplo. 


4 – Continuar Aprendendo

Embora seu ofício seja ensinar, os professores estão continuamente aprendendo, seja com seus alunos, seja se inscrevendo em cursos e palestras. É importante ter esta atitude diante da sua profissão, afinal a cada dia tecnologias são desenvolvidas e descobertas são feitas, de modo que o que você sabe também sofre alterações. Somado a isto, investir no seu crescimento intelectual e profissional apenas contribui para a sua carreira e para o aprendizado dos seus alunos. Então, continue a aprender.


Publicado em Universia Brasil

Fonte: http://didaticaaplicada.blogspot.com.br/2015/02/descubra-quais-as-atitudes-que-todo-bom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário