sexta-feira, 14 de abril de 2017

BEM VINDO ANO 5777 'ROSH HASHANÁ'



ESTUDOS BÍBLICOS



Rosh Hashaná, ou o Ano Novo judaico, começa no pôr do sol 02 de outubro de 2016.




Levítico 23: 23-25 registra as instruções de Deus para Yom Teruah , ou a Festa das Trombetas. Era para ser um dia de descanso no primeiro dia do sétimo mês (Tishrei). Deus chamou Israel a abster-se do trabalho neste dia, para se reunir em uma assembleia santa, e para tocar o shofar.

Com o curso da história de Israel, a crença de que este foi o dia exato em que Deus criou o mundo levou rabinos para associar a Festa das Trombetas com o “cabeça do ano”, que é o significado do termo Rosh Hashanah. Hoje, Rosh Hashanah e a Festa das Trombetas são celebrado como o Ano Novo judaico. 

O calendário judaico é diferente do calendário gregoriano que a maioria do mundo usa. Meses são baseados no ciclo da lua e do ano é de 360 dias de duração. O calendário judaico foi virando desde o dia da Criação, e de acordo com cálculos rabínicos, pôr do sol 02 de outubro de 2016 tocará no ano judaico de 5777.

Uma das coisas mais fascinantes sobre as Festas do Senhor é que cada um deles contém as correlações profética para o Messias. As profecias messiânicas dentro das Festas da Primavera de Páscoa, Primícias e Shavuot foram, cada um cumpriu a de Yeshua (Jesus) primeira vinda com a Sua morte, ressurreição e a doação do Espírito Santo. a segunda vinda de Yeshua vai cumprir os significados proféticos das Festas de Outono.

Embora ninguém saiba exatamente o ano, dia ou hora do retorno de Yeshua, muitas pessoas acreditam que o arrebatamento – ou arrebatamento da Igreja – ocorrerá em Rosh Hashaná. A Escritura nos diz que, com o som de uma grande trombeta, o Senhor descerá, os mortos em Cristo ressuscitarão, e os crentes que estão vivos “serão arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares – e assim estaremos para sempre com o Senhor “ (1 Tessalonicenses 4: 16-17).

Será este o ano? 

Rosh Hashaná, como o Ano Novo Gregoriano, é um tempo para refletir sobre o ano anterior, bem como a um golo. Muitos praticantes do judaísmo passar o mês anterior Rosh Hashanah, o mês de Elul, como um tempo de arrependimento na preparação para os Alto Santo Dias de Rosh Hashaná e Yom Kippur (Dia do Perdão). 

Como as pessoas em comunidades judaicas refletir sobre suas falhas e pecados, eles buscar o perdão de Deus e Sua bênção para o próximo ano. Eles oram Ele vai “selar”-los no Livro da Vida por mais um ano.

Para os crentes no Messias Yeshua, celebramos o incrível dom que nos foi dada na morte e ressurreição de Yeshua. Por meio Dele, recebemos a Sua justiça pela fé. Ele nos deu o Seu Espírito Santo como penhor e nossa herança, declarando que Ele nos selou a favor de Deus por toda a eternidade. “Graças a Deus pelo seu dom inefável!” (2 Coríntios 9:15).

No ano que vem, que Deus lhe conceda a sua paz em todas as coisas, e oramos para que você experimentar a plenitude da alegria encontrada em Sua presença (Salmo 16:11).


A menorá, a fé judaica e o Rosh Hashaná





As Grandes Festas do mês de Tishrei simbolizam nossa forte ligação com a terra de Israel, nossa fé e nossa história.


Os símbolos destas festas foram transmitidos por gerações e estão associados com a terra, como a romã e a palmeira (lulav), e com a fé: a menorá, a Arca Sagrada, o Templo de Jerusalém.

A menorá, um candelabro de sete braços, era uma peça central no Segundo Templo de Jerusalém. Os romanos destruíram o Templo e a levaram, como espólio de guerra. Isso está representado no Arco do Triunfo de Tito, em Roma, erguido em comemoração às vitórias dele, entre elas, o cerco de Jerusalém no ano 70 DC. A imagem acima se tornou o símbolo da Diáspora judaica – a menorá esculpida no monumento é visível até os dias de hoje.

Após a destruição do Templo, a menorá se tornou um símbolo do judaísmo, ligado tanto à fé como ao sentimento nacionalista, e passou a aparecer em uma variedade de objetos, tais como mosaicos e elementos arquitetônicos.

A menorá tem sete braços. O braço é o membro que conecta o mundo material com o mundo espiritual. Para transformar pensamentos e ideias, devemos agir, e os membros que mais atuam em nosso corpo são os braços e as mãos. Assim, o braço é a ligação entre o nosso “eu interior” e o “eu exterior”.

Os sete braços representam os sete dias da semana; em cada dia, é acesa uma vela. Assim, a menorá simboliza levar uma vida iluminada durante todos os dias. São iluminados nossos atos e escolhas, pois a luz nos faz avaliar as coisas de forma objetiva e precisa.

O período do ano em que temos mais chance de reavaliar nossa vida é justamente o mês de Tishrei, o mês da balança (daí surgiu um dos signos do zodíaco). É o momento em que temos a oportunidade de colocar o intelecto acima dos sentimentos, de alcançar o equilíbrio e, assim, montar os alicerces da vida com os valores corretos.

Em Tishrei, que é o mês de Rosh Hashaná, da mesma forma que pedimos perdão a D’us, perdoamos e pedimos perdão aos outros. Não estamos nesse mundo somente para iluminarmos nossas vidas: existe uma responsabilidade coletiva. “Nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora” (Isaías - 60:3).
(Jewish Voice / CONIB)


Shaná Tová Umetuká


 “Shaná Tová Umetuká” (Shaná = ano; Tová = boa; Metuká = doce; ou seja, Um Ano Bom e Doce)…

Nas festas Judiacas tem-se o costume de comer maçã com mel, para que tenhamos um ano bom e doce!

Também comem sementes da romã, para que possam cumprir tantas mitzvot (não existe tradução exata para esta palavra, é algo semelhante a “boas ações”) quanto as sementes da romã!

Outro costume é comer língua de boi, que simboliza o desejo de “ser a cabeça e não a cauda” (ou seja, o desejo de liderar e não de “ficar para trás”)! – Neste caso, algumas pessoas colocam cabeça de peixe na mesa, ao invés de língua, mas é apenas uma questão de costume!

Rezam sobre todos estes alimentos, comem e depois tem a refeição… Que é, basicamente, um jantar em família!

De manhã frequentam a sinagoga e rezam bastante… São dois dias de reza e comida, basicamente!

(Coisas Judaicas)

Fonte: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/2016/10/bem-vindo-ano-de-5777-rosh-hashana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário