terça-feira, 8 de agosto de 2017

OS NOMES DE DEUS E JESUS

O Que Significa Jeová Nissi, Rafá, Jireh, Samá, Shalom, Sabaote, Tsidkenu E Kadesh?


Jeová Nissi, Jeová Rafá e Jeová Jireh, são nomes compostos encontrados na Bíblia que se referem ao Deus verdadeiro, cujos significados enfatizam algumas de suas qualidades. Todos esses nomes têm em comum o uso do nome Jeová ou Javé, que transliteram o original Yahweh (ou Yehowah), que consiste na vocalização do nome pessoal de Deus, YHWH.
Além destes mais conhecidos, também encontramos outros, como: Jeová Samá (ou Shama), Jeová Sabaote, Jeová Tsidkenu, Jeová Kadesh, Jeová Shalom, Jeová Raah e Jeová Elyon. A seguir, conheceremos melhor o significado de cada um desses nomes compostos.
O que significa Jeová Nissi?
Jeová Nissi significa “o Senhor é a minha bandeira”, do original Yahweh-nisi. Moisés atribuiu esse nome a Deus após a derrota dos amalequitas. Então Moisés ergueu um altar e o chamou de Jeová Nissi, enfatizando a liderança de Deus que garante a vitória ao seu povo (Êxodo 17:15).

O que significa Jeová Rafá?

Jeová Rafá significa “o Senhor que sara”, do original Yahweh Raph’eka, “Eu sou o Senhor, que te sara”. Essa foi a promessa de Deus feita ao seu povo, enfatizando seu cuidado especial para com todos aqueles que ouvem sua voz, fazem o que é correto diante de seus olhos e guardam seus mandamentos e estatutos com diligência (Êxodo 15:26).
O que significa Jeová Jireh?

Jeová Jireh significa “Deus proverá”, ou “o Senhor proverá”, do original Yhaweh-yir’eh. Esse foi o nome utilizado pelo patriarca Abraão para se referir a Deus na ocasião em que ele iria sacrificar seu filho Isaque no Monte Moriá (Gênesis 22:14).
Obedecendo a ordem de Deus, Abraão não hesitou em oferecer seu filho em holocausto, mas antes que imolasse seu próprio filho sobre o altar, Deus o impediu, aprovou sua fidelidade e obediência e providenciou um carneiro para substituir Isaque como sacrifício. Assim, Abraão chamou aquele lugar de Jeová Jireh.
Ao contrário do que alguns pensam, o significado de “Jeová Jireh” não está relacionado à prosperidade material terrena, no sentido de que qualquer coisa que quisermos “Deus proverá”, ao contrário, o significado de Jeová Jireh aponta diretamente para a promessa de redenção, cumprida na pessoa de Cristo através de seu sacrifício no Calvário, pois Ele é o Cordeiro que Deus proveu para redimir o seu povo, sendo sacrificado em nosso lugar.

O que significa Jeová Shalom?

Jeová Shalom significa “o Senhor é paz”, do original Yahweh-shalom. Essa foi a declaração de Gideão após receber a visita do Anjo do Senhor e edificar um altar em Orfa, enfatizando a verdadeira paz que vem de Deus, um dos atributos de divinos que Ele derrama no coração de seu povo (Juízes 6:24).

O que significa Jeová Sabaote?

Jeová Sabaote significa “Senhor dos Exércitos”, do original Yahweh-tseva’ot. Esse é um título divino que aparece pela primeira vez em 1 Samuel 1:3, e é mesmo utilizado por Davi quando ele foi lutar contra o gigante Golias dos filisteus (1 Samuel 17:45).
A designação “Senhor dos Exércitos”, pode significar tanto a liderança do Senhor sobre as forças angelicais, quanto seu governo sobre todo o universo. Esse título enfatiza a onipotência e a soberania de Deus sobre tudo e todos.
Esse nome é facilmente encontrado no livro de Salmos, como por exemplo, no Salmo 24:10 em que o rei Davi o emprega em cântico de vitória, ou mesmo no Salmo 46:7,11, que expressa a proteção e salvação de Jeová em favor de seu povo.
Além disso, Jeová Sabaote ocorre com frequência nos escritos dos profetas, com destaque especial para o profeta Jeremias, que o aplicou 88 vezes. Mesmo no Novo Testamento, existem referências diretas a esse título divino. A expressão “O Senhor de Sabaoth”, no original Kurios Sabaoth, é emprega pelo apóstolo Paulo ao citar o profeta Isaías em Romanos 9:29, e por Tiago em sua epístola (Tiago 5:4).

O que significa Jeová Samá?

Jeová Samá significa “O Senhor está presente ” ou “O Senhor está ali”, do original Yahweh-shamah. Essa é a expressão final da profecia do profeta Ezequiel (Ezequiel 48:35), que enfatiza a promessa da presença de Deus com o seu povo.
Essa promessa encontra seu cumprimento na pessoa de Cristo, o Emanuel, “Deus conosco” (Isaías 7:14), e alcançará sua implicação final e plena na consumação de todas as coisas, quando Deus habitará para todo sempre com seu povo no novo céu e nova terra (Apocalipse 21:3). Diante de tal promessa, só nos resta dizer: “Amém. Vem, Senhor Jesus! ” (Apocalipse 22:20).

O que significa Jeová Tsidkenu

Jeová Tsidkenu significa “Senhor, Justiça nossa”, do original Yahweh-tsidqenu. Esse nome encontra-se na profecia de Jeremias (Jeremias 23:6), e seu significado aponta a forma com que o Messias seria particularmente conhecido (1 Coríntios 1:30; 2 Coríntios 5:21; Filipenses 3:9).
Além disso, no contexto da profecia de Jeremias, esse nome, atribuído ao Messias prometido, contrasta completamente com Zedequias, o último rei de Judá, o portador indigno de um nome cujo significado é “Jeová é justiça”. Cristo foi quem cumpriu essa profecia, salvando e governando com perfeição o povo escolhido de Deus.
O significado de Jeová Kadesh, Jeová Elyon e Jeová Raah

Além dos nomes e títulos compostos mais conhecidos citados anteriormente, há também outros que podemos destacar. Por exemplo:

  • Jeová Kadesh ou Mecadishkem: significa “O Senhor que santifica” (Êxodo 31:13; Levítico 20:08).

  • Jeová Elyon: significa “O Senhor Altíssimo” (Salmos 7:17; 47:2). O termo hebraico Elyon é encontrado algumas vezes na Bíblia, inclusive na forma composta El Elyon.

  • Jeová Raah: significa “O Senhor é o meu Pastor”. Esse é o nome empregado pelo salmista no conhecido Salmo 23 para expressar a liderança, provisão e proteção de Deus para com seu povo.

  • Jeová Elohim Yisra’el: significa “Jeová é o Deus de Israel”. Essa foi a expressão utilizada no cântico de Débora(Juízes 5:3), e também aplicada mais tarde pelos salmistas e profetas (Salmo 59:5; Isaías 17:6; Sofonias 2:9).

Fonte: https://estiloadoracao.com/jeova-nissi-jeova-rafa-jeova-jire/


Nenhum comentário:

Postar um comentário