terça-feira, 8 de agosto de 2017

ORAR DE MADRUGADA


Orar De Madrugada É Melhor? A Oração Da Madrugada É Mais Forte?


Todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos que orar de madrugada é melhor. Isso pode ser até discutido (considerando a rotina de muitas pessoas), mas a coisa complica quando acompanhada dessa ideia vem a seguinte afirmação: “a oração da madrugada é mais forte, mais poderosa. Deus responde mais rápido”, ou o famoso jargão “de madrugada a fila é menor”.
Mas será que realmente é isso mesmo? De madrugada Deus é mais acessível? Na verdade, esse tipo de pensamento constrói uma espécie de misticismo e faz com que muitos cristãos acabem fazendo papeis de tolos.
Antes de prosseguirmos, quero deixar claro que sou totalmente a favor da oração pela madrugada e quero incentiva-lo a fazer isso, porém da maneira correta e pelos motivos certos.
A oração da madrugada e os textos bíblicos mais utilizados:
Os dois principais textos utilizados para defender esse conceito de “oração forte” estão no livro de Provérbios e no livro de Atos dos Apóstolos. Vejamos rapidamente cada um deles:

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.


Esse texto é o mais citado e o preferido por quem “cobra” a prática de orar de madrugada. Embora o motivo possa até ser nobre, a abordagem é completamente equivocada. Em nenhum momento o texto fala sobre orar de madrugada, e muito menos que é mais fácil encontrar Deus nesse horário. Alguns vão mais além e ainda afirmam que “se você não ora de madrugada é porque você não ama a Deus”.
Não vou fazer uma análise extensa sobre esse texto, pois isso exigiria uma exposição de alguns capítulos anteriores do próprio livro de Provérbios. Basicamente o princípio fundamental do livro de Provérbios é a exortação em relação à sabedoria, e como sua aplicação é importante em todas as áreas da nossa vida.
O autor também faz um paralelo nos ensinando que a verdadeira sabedoria é divinamente inspirada. No capítulo 8, especificamente, ele faz um esboço onde a própria sabedoria é personificada e, além de vários conselhos sobre sua aplicação e seu valor, também nos é ensinado que a sabedoria está intimamente ligada ao temor do Senhor (v. 13).
O autor mostra que a sabedoria nos guia (v. 1-13) conduzindo-nos ao êxito (v. 14-21). A exposição fica ainda mais profunda quando ele demonstra a participação da sabedoria na criação trabalhando com o próprio Criador como um de seus atributos (v. 22-31).
Sob esse contexto, o verso 17 demonstra que quem age de forma correta e busca a sabedoria diligentemente a encontra. A tradução mais correta do “cedo” (ou madrugada em algumas versões) seria o “buscar de forma diligente” e não o buscar em um horário especifico do dia. Logo, esse texto não tem nada a ver com a oração da madrugada.
Ainda sobre o capítulo 8 de Provérbios, muitos estudiosos interpretam esse texto de forma Cristológica. Não vejo problema com essa interpretação desde que a personificação usada como recurso poético pelo autor seja uma tipificação de Jesus Cristo como a revelação final da sabedoria de Deus, ou seja, isso não significa que a sabedoria personificada e descrita nesse capítulo seja uma referência direta a Jesus, mas que é apenas em Cristo que temos o pleno significado da sabedoria (1Co 1:24,30; Cl 2:2-3).
O próprio Jesus se referiu à sabedoria de Deus de forma personificada em Lucas 11:49. Sendo assim, se interpretarmos o verso 17 como uma relação entre a sabedoria e a graça divina, então o “buscar cedo” deve ser entendido como uma atitude prudente e zelosa com prioridade e prontidão.
O outro texto em Atos dos Apóstolos é o seguinte:

E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.


(Atos 16:25,26)


Esse texto não é tão difícil como o anterior, ao contrário, está bem explicito nele o que realmente ele diz. Paulo e Silas, presos, oravam e cantavam perto da meia-noite, quando ocorreu um terremoto como providencia divina. Nesse evento podemos ver claramente o propósito de Deus na conversão do carcereiro e de sua família (At 16:27-35) e na libertação do apóstolo Paulo e de Silas já durante o dia.
É preciso entender que o terremoto não ocorreu porque eles oraram e cantaram de madrugada, mas ocorreu para cumprir o plano de Deus. Se olharmos para a própria vida de Paulo, após essa prisão, ele foi preso outras vezes, inclusive na última vez condenado a morte.
O interessante é que em mais nenhuma outra prisão houve algum terremoto, e creio fielmente que Paulo também orou e cantou de madrugada nessas ocasiões. Como fica claro, esse é mais um texto que não pode ser aplicado no conceito de que a oração da madrugada é melhor.
Então o que a Bíblia realmente diz sobre orar de madrugada?
Primeiramente, o próprio apóstolo Paulo nos aconselha a “orar sem cessar” (1Ts 5:17). Isso significa que nossa conduta como salvos em Cristo deve ser de permanente comunhão com Deus. Isso não quer dizer que devemos estar o tempo todo em um local adequado com uma postura apropriada orando sem parar, mas que em tudo que fazemos devemos render graças e tendo a certeza de que Deus está conosco a cada instante.
Embora esse deva ser nosso modo de vida, a Bíblia também nos aconselha que devemos orar a Deus dedicadamente em momentos apropriados e reservados (Mt 6:6). Sobre o orar de madrugada também encontramos exemplos bíblicos que nos incentivam a essa prática. Vamos citar dois deles:

  • Jó: a história de Jó nos ensina muitas lições e deve ser um modelo para nós de fidelidade a Deus. Jó também perseverava em oração a favor de seus filhos e orava por eles de madrugada.

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
(Jó 1:5)

  • Jesus: nos Evangelhos podemos encontrar Jesus orando em diversas situações, inclusive nos momentos finais antes de sua crucificação, com os discípulos não sendo capazes de ficarem acordados enquanto Ele orava (Mt 26). Porém vamos citar duas referências diretas de Jesus orando de madrugada, sendo que em uma delas Ele orou a noite inteira.

De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
(Marcos 1:35)

Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.
(Lucas 6:12)


Quais os erros que as pessoas cometem? Como devemos orar de madrugada?

  • Super crentes: não é difícil encontrar alguém disparando frases como: “eu oro de madrugada” ou “eu pago o preço nas madrugadas” e até “quer ser usado por Deus? Ore de madrugada”. Fico curioso para saber que tipo de preço se paga orando de madrugada. Para o salvo verdadeiro, orar a Deus, seja qual for o horário (inclusive de madrugada), nunca será pagar preço algum. Não existe base bíblica para dizer que Deus usa mais quem ora de madrugada. Quem age assim está cometendo o mesmo erro dos hipócritas que Jesus descreve em Mateus 6:5. Portanto, não devemos orar de madrugada para nos considerarmos melhores do que quem não ora nesse horário. A oração em nenhum momento deve ser usada para obtermos desempenho diante das pessoas.

  • Oração poderosa: como já pudemos ver, não existe base bíblica para defender que a oração de madrugada é mais forte. Sobre isso, o que a Bíblia diz é que a oração eficaz é aquela feita por um justo com uma fé genuína, e não aquela que é feita em um horário específico (Tg 5:16), pois poderoso é o Deus que ouve e responde a oração do justo.

  • Deus está mais acessível: essa ideia de que Deus responde mais rápido, ou que é mais fácil falar com Deus porque a “fila é menor” de madrugada não tem cabimento algum. Na verdade, o próprio fuso horário derruba essa teoria. Quando oramos devemos ter a certeza que mesmo com milhões de joelhos simultaneamente, Deus escuta os nossos segredos pessoalmente.

  • Impressionando Deus: quem usa a oração da madrugada como uma espécie de sacrifício para poder impressionar a Deus, acredite, está fazendo papel de tolo. O popular “fazer uma pra Deus ver” não funciona. Ele não ficará impressionado com sua capacidade de acordar no meio da noite, nem mesmo se comoverá com sua cara de sono fazendo uma oração após um dia inteiro de trabalho duro. E que diremos dos irmãos que trabalham no período noturno e dormem durante o dia? Eles deveriam levantar talvez ao meio-dia, porque orar de madrugada para eles seria moleza? Sabemos que um coração quebrantado diante Deus é o que Ele não desprezará (Sl 51:17). Se nos dispusermos a levantar de madrugada para orar, que seja simplesmente pelo prazer de falar com Deus, de derramar nossos desejos e inquietudes diante dEle, e buscarmos uma intimidade não por sacrifícios, mas por pura gratidão. Ainda assim não O impressionaremos, ao contrário, somos nós quem ficaremos impressionados com quão bom é nos deleitarmos em uma vida de oração a Deus.
Para concluir, com certeza a oração é fundamental na vida do cristão, seja qual for a hora do dia em que ela for feita. Em muitos casos a oração da madrugada é o único momento que algumas pessoas têm de orar a Deus, isso devido a um dia intenso e corrido, e pela falta de privacidade dentro da própria casa, como por exemplo, em famílias que apenas um membro é cristão. De madrugada é mais tranquilo e silencioso e, além do sono, talvez mais nada dispute a sua atenção.

Porém, como já ressaltamos, não podemos encarar esse período de oração na madrugada como algo místico e superior aos outros horários do dia. Se isso for feito de maneira errada, acredite, você agradará mais a Deus calado e aproveitando minutos preciosos de sono dormindo, do que fazendo papel de tolo com uma oração vazia e sem fundamento. Porém, se fizer da maneira certa e entender que esse é simplesmente mais um momento de comunhão sincera com Deus como qualquer outro, então o único perigo que você corre é o de ser abençoado. Lembre-se: o poder está no Deus que ouve a oração sincera, e não no horário em que a oração é feita.


Fonte: https://estiloadoracao.com/orar-de-madrugada-e-melhor-a-oracao-e-mais-forte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário