sábado, 21 de janeiro de 2017

O QUE SIGNIFICA ALELUIA?


O QUE SIGNIFICA ALELUIA?


Aleluia significa basicamente “adorem ao Senhor”. Essa é uma das expressões mais conhecidas no mundo inteiro, e também muito utilizada pelos cristãos, principalmente nos cultos. As pessoas pronunciam a palavra Aleluia o tempo todo, além de também ser bastante utilizada em músicas, porém muitos não conhecem a origem e o significado da palavra Aleluia.

O que significa Aleluia?

Aleluia é uma transliteração do termo grego “Allelouia“, porém o termo grego também é uma transliteração do termo hebraico “Halleluyah” muito utilizado na liturgia hebraica, significando “Louvem a Yah”, ou seja, sua composição é formada por duas palavras “Hallelu” que significa “louvem” e “Yah” que é uma variação do nome próprio de Deus utilizado no Antigo Testamento e que significa “Senhor” (mais precisamente uma abreviação de “Yahweh“, Jeová).

Sendo assim, o significado da expressão “Aleluia” enfatiza o poder, a benignidade e sabedoria de Deus relacionado às suas obras, e pode ser traduzido como “adorem a Deus”, “louvem ao Senhor” ou “louvado seja o Senhor”.

Aleluia no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o termo Aleluia pode ser encontrado originalmente em alguns Salmos, como título ou como parte do texto, como é o caso do Salmo 150:6 na Septuaginta, versão grega do Novo Testamento.

Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR (Salmos 150:6).
Note que em nossas traduções o termo já aparece traduzido como “louvai ao Senhor”. Já no Salmo 106:48, encontramos um exemplo da palavra Aleluia sendo utilizada em nossa tradução;
Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao Senhor (Salmos 106:48).
Aleluia no Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra Aleluia aparece quatro vezes apenas no livro do Apocalipse escrito pelo apóstolo João. As quatro ocorrências são registradas no capítulo 19 e versículos 1,3,4 e 6.

E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus (Apocalipse 19:1ss).

Existe “Aleluias” no plural?

É comum ouvir muitas pessoas pronunciando a palavra aleluia no plural, dizendo então “Aleluias”. No entanto, essa expressão não está correta. Aleluias, no plural, pode transmitir a ideia de pluralidade no significado original do termo, termo Aleluia, ficando então algo como “louvem aos senhores”.

É verdade também que muita gente usa essa expressão no plural acreditando que assim está intensificando o louvor ao Senhor, porém fica claro que esse entendimento é equivocado e a expressão correta é apenas “Aleluia”

Fonte: https://estiloadoracao.com/o-que-significa-aleluia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário