Lázaro
foi irmão de Marta e Maria, conhecido na narrativa bíblica por ter sido
ressuscitado por Jesus. O nome “Lázaro” é uma forma
abreviada do nome hebraico Eleazar, que significa “aquele a quem Deus ajudou”. A história de Lázaro está
registrada no Evangelho de João, e neste estudo bíblico conheceremos um pouco
mais sobre quem foi Lázaro na Bíblia.
Antes de falarmos sobre o Lázaro de Betânia,
obviamente não podemos deixar de mencionar o Lázaro personagem da história (ou
parábola) sobre o homem rico contada por Jesus e registrada no Evangelho de
Lucas (cap. 16:19-31).
A
história de Lázaro
Como já
dissemos, Lázaro morava em Betânia da Judeia,
e era o irmão de Marta e Maria. Sua história registrada na Bíblia encontra-se
no capítulo 11 (vers. 1-44) do Evangelho de João. Também no mesmo livro, Lázaro
aparece em um jantar dedicado a Jesus (Jo 12:1-3).
Nada se
sabe sobre a biografia de Lázaro ou suas
características pessoais além das informações sobre suas irmãs e o local onde
morava. A narrativa bíblica se concentra no episódio marcante do milagre de sua ressurreição.
Alguns
detalhes do texto bíblico nos mostram que Lázaro e sua família possuía
certa proximidade com Jesus, pois Jesus os amava (Jo 11:3,5), além
de que, ao falar com seus discípulos, Jesus se referiu a Lázaro como “nosso amigo” (Jo 11:11).
Jesus
ressuscita Lázaro
O capítulo 11 do Evangelho de João descreve um
milagre extraordinário realizado por Jesus. Os Evangelhos de Marcos e Lucas
também relatam outras duas ressurreições realizadas por Jesus, sendo elas: a
filha de Jairo (Mc 5:22-42) e o filho da viúva de Naim (Lc 7:11-18).
Entretanto,
o milagre sobre Lázaro se difere de certa forma dos outros, pois Lázaro
foi o único deles que já estava sepultado, no caso, já há quatro dias. Embora
Jesus tenha sido avisado sobre a enfermidade de Lázaro,
o texto de João enfatiza o propósito de Jesus naquela situação, a saber, ressuscitar um morto ao invés de curar um doente (Jo
11:3; 11-15).
Os estudiosos geralmente concordam que o milagre
realizado a favor de Lázaro, devido a sua proporção, tenha sido o maior milagre
que Cristo efetuou durante seu ministério antes de sua crucificação, morte e
ressurreição.
Certo é
que, tal milagre, foi profundamente revelador acerca da pessoa e da obra do
Senhor, apontando para Jesus como o Filho de Deus, “a
ressurreição e a vida” (11:25), de modo que, entre aqueles que
testemunharam tal milagre, não houve alguém que duvidou do ocorrido, mas houve
aqueles que creram em Jesus, e houve também aqueles que rejeitaram a glória de
Deus revelada através dEle, indo denunciá-lo aos principais dos sacerdotes e
fariseus (Jo 11:45-47).
Após a denúncia, a sequência do texto nos mostra
que o milagre da ressurreição de Lázaro despertou ainda mais a vontade dos
fariseus em condenar Jesus (Jo 11:57), além de também planejarem matar a prova
do milagre, o próprio Lázaro (Jo 12:9-11).
Lázaro
realmente foi ressuscitado?
Para quem
têm a Bíblia como a inerrante e infalível Palavra de Deus, a base presente no
texto do Evangelho de João é suficiente para atestar que Lázaro realmente foi ressuscitado. Entretanto, alguns
críticos tentam questionar a autenticidade do relato sobre Lázaro,
principalmente com base no fato de que os Evangelhos Sinóticos não registram
tal milagre.
Sobre esta questão, sabemos muito bem que o
Evangelho de João difere em seu estilo dos Evangelhos Sinóticos, bem como há
relatos sobre o ministério de Jesus (incluindo os milagres) que são priorizados
mais em um determinado evangelho do que em outro, de forma que os quatro
Evangelhos se completam. Logo, não há qualquer problema ou dificuldade no fato
dos Evangelhos Sinóticos não terem registrado o milagre de Jesus com relação a
Lázaro.
Ademais,
podemos dizer também que a história da ressurreição de
Lázaro foi registrada por uma testemunha ocular, não possui
qualquer semelhança com os fantasiosos registros apócrifos, ao contrário, é uma
descrição simples, clara, objetiva e sensível ao contexto da situação.
Também é digno de nota o silêncio acerca das
experiências de Lázaro durante os quatro dias em que esteve morto e sepultado.
É comum alguns pregadores e comentaristas se arriscarem em alegorias sobre essa
questão.
Eu mesmo,
infelizmente, já escutei uma pregação onde o pregador disse que “Lázaro estava participando de um culto no além, quando ouviu a voz
de Jesus o chamar“. Claro que isso é um absurdo.
A verdade bíblica sobre isto é que nenhuma palavra
nos foi dita. Podemos sim compreender a doutrina bíblica a respeito do estado
intermediário dos mortos, mas com base em outros textos.
Também não há qualquer justificativa para se
utilizar o silêncio do texto em relação ao que se passou com Lázaro enquanto
este estava morto, para tentar justificar o ensino acerca do sono da alma
(repouso inconsciente, psicopaniquia) como alguns fazem.
A Bíblia é
muita clara ao ensinar que, embora a alma esteja adormecida para o mundo
terreno (Jó 7:9; 10; Ec 9:6), ela está completamente despertada e consciente em
seu próprio mundo, seja no local de punição para os ímpios (inferno em
seu estado presente), ou ao lado do Senhor no céu (Lc 16:19-31; 23:43; 2Co 5:8;
Fp 1:21-23; Ap 7:15-17; 20:4).
Fonte: https://estiloadoracao.com/historia-de-lazaro-na-biblia/
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